Escrito por Isaías Dalle
CUT vai ao Congresso defender acordo para aumento real dos benefícios e novas regras previdenciárias.
Nesta semana , após o feriado prolongado, o Escritório de Brasília da CUT realiza panfletagem nos gabinetes de todos os deputados e senadores, em defesa da aprovação do acordo construído entre as centrais e o governo federal para aumento real das aposentadorias e mudanças nas regras previdenciárias. O material que será distribuído aos parlamentares é uma cartilha editada pela CUT, intitulada "Mudanças nas Aposentadorias. Saiba Mais”.
"O objetivo dessa ação no Congresso é reivindicar aos parlamentares que o projeto de lei que traduz nosso acordo seja apreciado e aprovado com a maior urgência possível", explica Antonio Lisboa do Vale, diretor executivo da CUT e um dos coordenadores do Escritório de Brasília. "E também explicar e defender o conteúdo do acordo, que traz muitas melhorias e avanços em relação ao que temos hoje", completa.
Em recente debate sobre aposentadorias, realizado no Sindicato dos Químicos de São Paulo, o deputado federal Pepe Vargas (PT-RS) defendeu o acordo, transformado em projeto de lei, em primeiro lugar por preservar a política de valorização do salário mínimo, que rendeu um aumento real de 45% desde 2003. Esclareceu também que o acordo traz benefícios para todas as aposentadorias e para todos os futuros aposentados. "Há outro projeto no Senado que só dialoga com a minoria que se aposenta por tempo de contribuição", disse. Atualmente, apenas 26% daqueles que atingem a aposentadoria o fazem por tempo de contribuição.
Para entender as melhorias que a proposta traz, leia a cartilha da CUT, no site : www.cut.org.br