Jornada 40h, um avanço para a preservação da saúde
•Milton Francisco Kempfer
A redução da jornada para 40 horas semanais, representará um avanço para a qualidade do emprego e a preservação da saúde dos trabalhadores dos hospitais do Rio Grande do Sul.
Atualmente a jornada tem variação de 48 a 36 horas semanais. Sendo que os trabalhadores do noturno trabalham em regime de plantão de 12 horas por 36 de intervalo, fazendo 48 horas numa semana e 36 na outra semana. Muitos não possuem folga mensal, os do diurno fazem 8 horas diárias com plantão de final de semana, quando compensado fazem 44 horas semanais, quando não compensado com folga fazem 48 horas. O segmento da enfermagem não é diferente: fazem 6 horas diárias com plantão de 10 a 12 nos finais de semana, com limite que vai de 44 a 36 horas semanais.
Levando-se em conta que na categoria cerca de 85 % são mulheres, tem ainda a questão do duplo emprego e também a jornada do lar, com cuidados dos filhos e afazeres domésticos.
Essa situação tem levado as trabalhadoras e trabalhadores a situação de estresse, fadiga, depressão e acidentes de trabalho, com situações que beiram a 20 % de afastamentos.
Vamos fortalecer esta luta!!!!
Diretor-Presidente da FEESSERS