O Conselho Nacional de Saúde (CNS), por meio da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), lança, nesta terça-feira (15), a 1ª Etapa da Plataforma Brasil, um sistema que pretende facilitar a análise das pesquisas com seres humanos no País.
O evento começará às 10h, no Auditório Emílio Ribas do Ministério da Saúde, em Brasília, e será transmitida em tempo real (www.saude.gov.br/emtemporeal5).
O principal objetivo da Plataforma é fornecer às instâncias que compõem o Controle Social informações suficientes para o acompanhamento da execução das pesquisas e da “Agenda Nacional de Prioridades em Pesquisa em Saúde do Brasil”. Além disso, o novo sistema divulgará dados sobre as pesquisas em seus diferentes estágios (fase de projeto, fase de campo e relatórios de pesquisas já concluídas).
A Plataforma Brasil foi criada para substituir o Sistema Nacional de Informação sobre Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos (Sisnep), com mecanismos de busca que permitem analisar retrospectivamente as pesquisas em andamento no País. O novo sistema será formado por um banco de dados com quatro fontes primárias: pesquisadores, CEPs, Conep e o público em geral. Está previsto o adicionamento de outras fontes, visando criar uma interação futura com agências regulatórias e de fomento à pesquisa, instituições internacionais e editores científicos.
A Plataforma Brasil é uma criação da Conep em parceria com algumas áreas do Ministério da Saúde, como o Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, o banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Serviço
Lançamento da Plataforma Brasil
Local: Auditório Emílio Ribas - Ministério da Saúde - Brasília