Trabalhadores públicos de Betim realizam manifestação com enterro de gestores opressores sexta-feira
2010 se inicia com a reorganização dos trabalhadores da saúde em Betim para as lutas. O funcionalismo público municipal está insatisfeito com as relações e condições de trabalho, salários e a maneira como vários (as) gerentes e até alguns diretores de unidades hospitalares tem tratado os (as) trabalhadores (as).
Este é o tom das reclamações que chegam ao SIND-SAÚDE nos últimos meses. O Sindicato tem lutado para enfrentar essa situação. Quando o diálogo é possível, é esse o caminho que percorremos, mas ao que parece, não tem sido suficiente para resolver os problemas que aparecem no dia a dia.
Uma esperança de resolução destas questões veio com a Mesa de Negociação Permanente do SUS, porém ela ainda não conseguiu ajudar a equacionar o problema enfrentado pelos trabalhadores.
As ameaças
O que tem evoluído a passos largos é a maneira como os trabalhadores (as) são punidos com processos administrativos. Ameaças de transferência de setor e até de unidade de quem está lotado em alguma unidade há muito tempo tem sido a maneira encontrada para pressionar os profissionais de saúde de Betim a acatar as insanas decisões dos chefes imediatos.
Comentários do tipo “ou obedece ou está fora” viraram rotina em várias unidades de saúde, principalmente com os mais antigos que prestam serviço em regime de “RPA” que nada tem com a administração passada, e são os mais perseguidos. Estão permanecendo em seus trabalhos porque ainda estão se sujeitando, além do autoritarismo dos chefes passageiros, o dissabor de receber a cada 2 ou 3 meses.
Com esta realidade os trabalhadores (as) convocaram uma Assembleia para o dia 19 de fevereiro às 9 horas da manhã, para aprovação da pauta de reivindicações e para realizar um ato político em conjunto com os trabalhadores da educação e também com os guardas de patrimônio do município.
Após a assembleia, os trabalhadores saem em passeata da porta da Igreja São Francisco até a Prefeitura. Local este que será denunciado à população o porquê desta manifestação.
Assembleia conjunta dos servidores de Betim
Dia: 19 de fevereiro (sexta-feira)
Horário: 9h
Local: Concentração em frente a Igreja São Francisco.