Nos dias 3 a 6 de junho I Festival das Juventudes de Fortaleza tem participação da juventude cutista
11/05/2010
Escrito por:
Nos dias 3 a 6 de junho, será realizado o I Festival das Juventudes de Fortaleza, capital do Ceará. A CUT compõe a coordenação do Festival, através da sua Secretaria Nacional de Juventude.
A juventude cutista realizará uma série de atividades e participará de outras mais em conjunto com diversos movimentos de juvenis do país e da América Latina.
Orientamos que as direções das CUTs estaduais e dos Ramos da CUT realizem esforços para garantir a presença dos/as secretários/as de juventude, representações de coletivos e de comissões de jovens.
O I Festival das Juventudes será um marco na relação entre a CUT e os movimentos sociais de juventude do país. Será um momento fundamental para ampliarmos nossas alianças com esses movimentos e consolidar a estratégia da CUT para disputa de hegemonia na sociedade.
O objetivo do evento é promover o intercâmbio de experiências das diferentes formas de organização da juventude brasileira e de outros países da América Latina, potencializando suas ações e articulações. Será um encontro onde ocorrerão diversas manifestações culturais, políticas e sociais da juventude. O evento espera receber cerca de três mil participantes.
Os temas principais abordados no encontro serão: políticas públicas de juventude na América Latina, lutas e organizações juvenis e a conjunta política na América Latina. A programação conta com a realização de palestras, oficinas autogestionadas, seminários, feiras de economia sociosolidária, encontros de movimentos e organizações, apresentações culturais e artísticas e shows de bandas locais e nacionais.
A idéia é que o Festival seja organizado de forma descentralizada e tenha como parte integrante de sua organização os comitês locais de mobilização. Estes comitês deverão envolver o máximo de movimentos e organizações de juventude locais; construir estratégias de captação de recursos para viabilizar transporte e alimentação; e participar da construção de Festival por meio de contato permanente com o Comitê de Organização de Fortaleza.