CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > TRABALHADORAS(ES) DECIDEM POR ESTADO DE GREVE NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
10/09/2024
Em luta pelo reajuste do vale-alimentação para R$ 1.100,00 desde março, as(os) trabalhadoras(es) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre decidiram, nesta terça-feira (10), pela deflagração de estado de greve na instituição. A deliberação se deu em Assembleia Geral Extraordinária da categoria e teve aprovação unânime.
O estado de greve amplia as mobilizações pela busca de um aumento digno e justo para funcionárias(os) que mantém o HCPA como um hospital com serviço de excelência. Atualmente, com os reajustes recentes concedidos a outras estatais, o vale-alimentação do Clínicas passou a ser o menor pago no país.
A categoria já rejeitou duas vezes a proposta da gestão do hospital por considerá-la insuficiente, mas os administradores insistem em manter o índice em apenas 13%, o que representaria um incremento de apenas R$ 86,67 no valor pago hoje. Além disso, o Acordo Coletivo que prevê o reajuste em 2024 tem validade por dois anos, ou seja, os índices estipulados agora somente poderão voltar a ser discutidos na negociação de 2026/2027.
A primeira ação dentro do estado de greve acontece já na sequência da Assembleia, com um trancaço no trânsito da Rua Ramiro Barcelos, informando e conclamando a população de Porto Alegre a apoiar a demanda de uma categoria tão necessária à nossa sociedade.
Na próxima quinta-feira (12), a partir das 07h, será realizado ato em frente ao Ambulatório, na entrada do Portão 4 (bloco C). Os demais movimentos e paralisações serão informados ao longo da semana.
Fonte: https://l1nq.com/gZPWG
Conteúdo Relacionado