CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SETEMBRO AMARELO: SINDSAÚDE ABC APOIA A LUTA EM DEFESA DA SAÚDE MENTAL
03/09/2024
O SindSaúde ABC se soma à causa pela conscientização da sociedade brasileira em defesa da saúde mental e prevenção ao suicídio neste mês de setembro. A campanha Setembro Amarelo tem por objetivo reduzir o estigma e incentivar que as pessoas procurem ajuda, além de indicar sinais de alerta e informar serviços de atendimento.
No Brasil, de acordo com a Organização Mundial de Saúde, temos cerca de 12 mil casos todos os anos. Para se ter uma ideia, entre 2011 e 2022, foram 147 mil suicídios, segundo dados da Escola de Medicina de Harvard (EUA) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
A secretária de Saúde e Condições de Trabalho do SindSaúde ABC, Adriana Cavalcante, alerta para a importância de se abordar este assunto e oferecer ajuda a quem estiver precisando. “O suicídio é um problema crônico em nossa sociedade, e devemos estar preparados para acolher quem estiver precisando de ajuda”, declarou.
O presidente em exercício, Cícero Costa, ressalta que “ao se engajar na discussão sobre a saúde mental, o SindSaúde ABC contribui para ajudar os profissionais de Saúde que estejam com comportamentos ou pensamentos suicidas”. “O nosso sindicato também é um local onde esses profissionais podem procurar ajuda”, disse.
Caso você ou algúem que você conhece esteja passando por problemas de saúde mental, depressão ou pensamentos suicidas, procure ajuda o mais rápido possível. De qualquer lugar do país, é possível ligar para o número 188 para contatar o Centro de Valorização da Vida (CVV).
O CVV é um serviço de apoio emocional gratuito e sigiloso que as pessoas podem acionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Acesse também através do site www.cvv.org.br e email: [email protected]. Há ainda a possibilidade de procurar uma Unidade Básica de Saúde mais próxima, onde poderá marcar uma consulta.
Por fim, existem os Centros de Atenção Psicossociais, com atendimento especializado em saúde mental para pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, mas que atendem casos de crise e urgência. Em caos mais graves, ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência através do número de telefone 192.
´
Fonte: https://l1nq.com/1wogw
Conteúdo Relacionado