Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP EXIGE JORNADA DE 30 HORAS PARA ADMINISTRATIVOS DAS AUTARQUIAS

SindSaúde-SP exige jornada de 30 horas para administrativos das autarquias

20/02/2024

SindSaúde-SP protocolou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024 nas secretarias do governo de São Paulo e autarquias entre o fim de janeiro e início de fevereiro.

Escrito por: SindSaúde SP

 

A redução de jornada para os trabalhadores administrativos que atuam nas autarquias, sem redução salarial, está entre as pautas prioritárias da Campanha Salarial deste ano. Se atendida, a reivindicação vai beneficiar profissionais dos Hospitais das Clínicas de São Paulo, Ribeirão Preto, Marília e Botucatu, do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), do Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME) e da Fundação Pró-Sangue.

 

A conquista da jornada de 30 horas para os trabalhadores da saúde é um símbolo da força da organização sindical. O direito foi garantido para todos os profissionais da área técnica em 1997 após uma greve que durou 31 dias.

 

Para os trabalhadores administrativos ligados à Administração Direta, o direito foi conquistado em 2013, após uma greve que durou 47 dias, sendo que em duas semanas desse período houve a ocupação da Assembleia Legislativa de São Paulo.

 

Os profissionais municipalizados também tiveram o direito reconhecido, em 2017, graças a um mandado de segurança coletivo impetrado pelo assessoria jurídica do SindSaúde-SP. Contudo, nesse caso, foi necessário que trabalhadores e trabalhadoras municipalizados indicassem se optariam pela redução de jornada no prazo de 90 dias.

 

Saúde do trabalhador

 

A jornada reduzida para trabalhadores da saúde é recomendada por órgãos internacionais como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta da natureza exaustiva do trabalho, que expõe esses profissionais a situações de muita dor, sofrimento, angústia e os submetem a uma rotina de perdas e mortes, o que é psicologicamente extenuante.

 

SindSaúde-SP explica

 

O SindSaúde-SP protocolou a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2024 nas secretarias do governo de São Paulo e autarquias entre o fim de janeiro e início de fevereiro. O documento é resultado de uma construção que pôde contar com a participação de todas as categorias profissionais da saúde, sejam ligados à administração direta, autarquias ou municipalizados.

 

Desde então, o Sindicato está divulgando informações que tratam dos pontos abordados na pauta da campanha: o SindSaúde-SP Explica, onde já tratamos do índice de reajuste salarial e da abertura de concursos público, que estão entre os assuntos prioritários para este ano.

 

A pauta da Campanha Salarial 2024 está na íntegra em nosso site:

 

Clique aqui e leia a Pauta Econômica

 

Clique aqui e leia a Pauta Permanente

 

 

 

 

Fonte:  https://l1nq.com/SjTmt

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected] / [email protected]