CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > NO DIA INTERNACIONAL DA MULHER, ALAGOANAS VÃO ÀS RUAS CONTRA A VIOLÊNCIA E AFIRMAÇÃO FEMININA
09/03/2024
Centenas de mulheres do campo e da cidade, vindas de vários municípios de Alagoas realizaram uma grande passeata, precedida de ato público nesta sexta-feira (8), Dia Internacional das Mulheres. A manifestação é organizada pela CUT-AL e outros momentos sindicais, do campo e sociais.
O SINDPREV-AL como faz há décadas esteve presente com diretoras e diretores participando ativamente desde dia de afirmação feminina e contra toda e qualquer violência, principalmente o feminicídio alarmante registrado no Brasil e em Alagoas.
As mulheres aproveitaram a data para pautas centrais pela igualdade de gênero, fim da violência de gênero, igualdade salarial, direitos reprodutivos, fim da misoginia e democracia. Teve também momento de defesa do Estado Palestino e contra o genocídio em Gaza.
A origem feminista do 8 de Março
Em 1910, Clara Zetkin propôs, na II Conferência Internacional da Mulher Socialista em Copenhague, um dia internacional dedicado à reivindicação dos direitos das mulheres com a intenção de unificar uma data para celebrar a solidariedade internacional na luta pelos objetivos comuns.
Ainda não havia, no entanto, um dia definido e, entre 1911 e 1914, o Dia Internacional das Mulheres foi comemorado em datas diferentes do mês Março. Apenas em 8 de Março de 1917, com a deflagração da greve das tecelãs de São Petersburgo, que impulsionou a Revolução Russa, esta data foi consagrada como o Dia Internacional das Mulheres.
Organizações internacionais – como a ONU e a UNESCO – demoraram mais de 50 anos para reconhecer a data, e só o fizeram por pressão e insistência dos movimentos feministas.
Fonte: https://encr.pw/epm7c
Conteúdo Relacionado