CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > EM MACEIÓ, SINDPREV PARTICIPA DE ATO PRÓ-DEMOCRACIA QUE MARCA UM ANO DE AÇÕES GOLPISTAS DE 8 DE JANEIRO
09/01/2024
Dirigentes do SINDPREV-AL participaram ativamente nesta segunda-feira (8) de um ato em defesa da Democracia, realizado na parte da tarde no tradicional Calçadão do Comércio de Maceió, em frente ao antigo prédio do Produban.
Partidos de esquerda e organizações sociais, incluindo o SINDPREV-AL registraram o dia de enfrentamento aos terroristas do 8 de janeiro de 2023 como exemplar para o aprofundamento da democracia brasileira.
O Brasil, que teve uma sangrenta ditadura militar por quase 30 anos, não poderia tolerar mais uma intentona golpistas, realizada por bolsonaristas extremistas, incentivados pelo ex-presidente Bolsonaro que agora está inelegível e outras lideranças da extrema direita.
Na mesma segunda-feira a Polícia Federal realizou dezenas de mandados de busca e apreensão em todo o país em busca de provas contra os financiadores dos atos golpistas e a depredação dos prédios dos três poderes, em Brasília.
Ato em Brasília
Um ano após a invasão e depredação dos Três Poderes em Brasília (DF), o Congresso Nacional recebeu o ato “Democracia Inabalável” nesta segunda-feira (8).
Promovida pelo governo federal, a solenidade reuniu 500 convidados e autoridades com o objetivo de manter viva a memória da resistência das instituições à tentativa de golpe promovida por militantes e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2023.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra seu próprio povo”. Em discurso de encerramento do evento, Lula afirmou que todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2023, serão exemplarmente punidos.
Para o presidente, o perdão “soaria como impunidade”. E a impunidade, como “salvo-conduto” para novos atos terroristas no país.
“Salvamos a democracia. Mas a democracia nunca está pronta. Precisa ser construída e cuidada, todo santo dia. A democracia é imperfeita, porque somos humanos e, portanto, imperfeitos. Mas temos, todos e todas, o dever de unir esforços para aperfeiçoá-la todo santo dia”, afirmou.
Se a tentativa de golpe fosse bem-sucedida, disse Lula, muito mais do que vidraças, móveis, obras de arte, objetos históricos teriam sido roubados e destruídos. “A vontade soberana do povo brasileiro, expressa nas urnas, teria sido roubada, e a democracia teria sido destruída. A essa altura, o Brasil estaria mergulhado no caos econômico e social”.
Fonte: https://l1nq.com/2RU6g
Conteúdo Relacionado