CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SIMESP CONQUISTA REAJUSTE DA INFLAÇÃO ÀS E AOS PROFISSIONAIS DE MEDICINA DE GRUPO
01/03/2024
No estado de São Paulo, médicas e médicos de empresas de medicina de grupo conquistaram o reajuste salarial com o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2024 entre o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) e a entidade patronal, o Sindicato Nacional das Empresas de Medicina de Grupo (Sinamge). A correção será de 4,06%, evitando perdas salariais para a inflação, segundo o Índice de Preços ao Consumidor (INPC). Confira o documento, clicando aqui.
O reajuste salarial retroativo – referente ao período de agosto de 2023, data-base para as negociações da categoria médica, a fevereiro de 2024, mês de assinatura da CCT 2023-2024 com o Sinamge -, será pago em parcela única na folha de pagamento de março deste ano.
Na atual Convenção, foram mantidas importantes cláusulas sociais, como de equiparação salarial entre médicas e médicos. A antiga mobilização das profissionais e do Simesp por “trabalho igual, salário igual” ressoa na disposição que assegura o impeditivo a qualquer discriminação em virtude de gênero ou gestação.
Apoio ao reajuste alcançado pelo Simesp
A CCT 2023-2024 é uma conquista da luta coletiva, das assembleias, debates com a base e das visitas aos locais de trabalho. É assim que avançamos nas reivindicações da categoria médica. Por isso, acompanhe o Simesp em nosso site e Instagram e sindicalize-se! Além de tornar a defesa da categoria possível, a associação permite o acesso a uma série de benefícios, como os serviços de nosso departamento jurídico, e isenta o desconto da contribuição assistencial.
A contribuição assistencial é o auxílio dado aos sindicatos por quem recebe o reajuste salarial para a manutenção da luta por condições de trabalho e salários dignos à categoria. Sem a atuação do Simesp, não haveria reajuste algum. Na atual CCT a taxa será de apenas 0,67% dos salários atualizados, descontado em 6 meses.
O Simesp garante o livre direito de oposição ao desconto da contribuição assistencial, cuja apresentação deverá ser feita presencialmente na sede da entidade. Confira como no site.
Vale lembrar que desde 2017, com o advento da Reforma Trabalhista, os sindicatos perderam expressivamente sua receita e, hoje, só podem manter suas atividades com a sua ajuda.
Fonte: https://encr.pw/P8WM2
Conteúdo Relacionado