Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > PRESIDENTE DO SINDSAÚDE GO PARTICIPA DE ENCONTRO INTERNACIONAL REALIZADO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Presidente do Sindsaúde GO participa de Encontro Internacional realizado pelo Ministério da Saúde

01/12/2023

Dirigente realiza exposição sobre “Desprecarização do Trabalho no SUS”

Escrito por: Sindsaúde GO

 

A presidente do Sindsaúde, Néia Viera, representando a Fenacsaúde, contribuiu como expositora sobre o tema “Desprecarização do Trabalho no SUS: desafios e lutas”, a convite do Ministério da Saúde (MS), no Encontro Internacional do Trabalho Decente, Digno, Humanizado e Democrático na Saúde, que acontece em Brasília nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

 

O evento, realizado por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), busca reforçar a necessidade de fomentar e orientar a discussão e a formulação de políticas específicas para o trabalho decente, digno, humanizado e democrático na Saúde em âmbito federal, estadual e municipal, tendo em vista as realidades sociais, políticas e administrativas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Para a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira, a iniciativa é fundamental para ampliar reflexões e propostas que contribuem com a saúde pública por meio da força de trabalho.

 

“Discutir sobre a realidade dos trabalhadores do SUS é imprescindível para a efetividade e qualidade dos serviços oferecidos à população. Mas podemos falar sobre desprecarização do trabalho no SUS sem reafirmar nosso compromisso contra esse modelo de gestão hegemônico de privatização e terceirização do SUS, principalmente por meio das Organizações Sociais”, destacou Néia.

 

“Os contratos precarizados, como a pejotização, credenciamentos e contratos intermitentes, favorecem o assédio moral, sexual e eleitoral, e submetem os trabalhadores ao adoecimento físico e mental, o que causa rotatividade de trabalhadores e prejudica, diretamente, não só a saúde dos trabalhadores, mas também a qualidade da assistência aos usuários do SUS”, explicou.

 

“Cumprir as deliberações da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que também reforçam as anteriores, é uma questão de prioridade. As privatizações e terceirizações prejudicam e fragilizam o SUS, favorecendo a corrupção e o desvio de recursos públicos. Os gestores das unidades devem ser escolhidos por meio de eleições com a participação dos trabalhadores e usuários, sem clientelismo e tráfico de influência”, finalizou a presidente do Sindsaúde, Néia Vieira.

 

O diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi, também participou do evento. O Encontro Internacional do Trabalho Decente, Digno, Humanizado e Democrático na Saúde conta com cerca de 250 convidados, entre gestoras(es), trabalhadoras e trabalhadores, representantes sindicais e de instituições da área da saúde e especialistas no tema.

 

 

 

Fonte: https://encr.pw/w7WqQ

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]