CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAUDE GO E FENACSAÚDE PARTICIPAM DA 85ª REUNIÃO DA MESA NACIONAL DE NEGOCIAÇÃO PERMANENTE DO SUS EM MANAUS/AM
10/11/2023
O diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi, participou da 85ª reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente do SUS (MNNP-SUS) que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro em Manaus.
Os desafios e impactos da seca para profissionais de saúde indígena e a situação da gestão do trabalho e da educação em saúde no Amazonas foram os temas que nortearam o encontro que contou com a participação de gestores, prestadores de serviços, representantes sindicais e especialistas em saúde.
O diretor Ricardo Manzi, na condição de suplente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) na MNNPSUS, salienta que a reunião possibilitou permear não só questões relacionadas ao mundo do trabalho, mas também sobre o direito de assistência à saúde dos povos indígenas e que forma essa política pública é aplicada.
“Tivemos a oportunidade fazer uma visita técnica no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e na Casa de Saúde Indígena (Casai). Também percorremos mais de 2 horas de barco pelo rio Negro para uma visita técnica no território indígena da Aldeia 3 Unidos, antes da etapa de discussão e apresentação de propostas”, explicou Manzi.
“Pela primeira vez a reunião não foi realizada em Brasília e o contexto territorial foi fundamental para refletir ainda mais sobre a complexidade da assistência à saúde diante dos desafios da logística para o deslocamento das equipes aos territórios indígenas. Precisamos continuar lutando pela necessidade de mudança dos modelos de gestão para assegurar a desprecarização do trabalho, promovendo condições adequadas aos trabalhadores e qualificação no atendimento à saúde indígena”, pontuou.
“Além disso, é importante continuarmos atentos aos aspectos socioculturais, considerando a diversidade das etnias e questões ambientais que se inter-relacionam no âmbito político diante das necessidades dos trabalhadores e da população indígena. Com base nas evidências e experiências desse encontro, produziremos um relatório técnico com apontamentos identificados e propostas de melhorias e qualificações”, finalizou o diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi.
Fonte https://encr.pw/DJ7UY
Conteúdo Relacionado