CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP TOMA POSSE NO CONSELHO ESTADUAL DE SAÚDE
20/12/2023
O novo Conselho de Saúde do Estado de São Paulo tomou posse no último dia 18 durante a 337° reunião do colegiado. Os 57 integrantes eleitos terão um mandato de dois anos que se encerrará em 2025.
Novamente, como ocorre desde a fundação do sindicato, o SindSaúde-SP integrará o espaço fundamental para defender os interesses dos serviços públicos e das trabalhadoras e trabalhadores que integram o sistema.
Nesta gestão, representarão a entidade o secretário de Políticas e Gestão em Seguridade Social, Ricardo Oliveira, como titular, e a delegada sindical de base, Katia Aparecida dos Santos, como suplente, que se somarão a outros 12 escolhidos para defender a classe trabalhadora no espaço. Também foram escolhidos nomes indicados para atuar em nome dos segmentos gestor/prestador e de usuários.
O conselho formado por um colegiado pleno e uma secretaria executiva tem entre as atribuições traçar diretrizes da política estadual de saúde e seu controle, contribuir para a organização do Sistema Único de Saúde (SUS) em São Paulo, recomendar a adoção de critérios que garantam qualidade na prestação de serviços de saúde e examinar e encaminhar propostas, denúncias e queixas.
Segundo Oliveira, a presença do SindSaúde no garante o papel democrático de fazer com que a classe trabalhadora possa interferir na definição de políticas para a construção conjunta de uma sociedade mais justa e igualitária.
“O SindSaude-SP vem a se tornar esse sindicato que é hoje, com suas diretrizes, plataformas, com forma de organização integral, a partir da Constituinte de 1988 e com surgimento do SUS. A partir daí tem o conceito importante de controle social, a ideia de que a sociedade fiscaliza os recursos e direciona o investimento para onde entende que deve seguir. O SindSaúde-SP, como representante das trabalhadoras e trabalhadores, também cumpre com esse papel em todos esses conselhos, inclusive o estadual. É importante que o sindicato sempre integre esses espaços para contribuir com a sociedade e a classe trabalhadora”, explica.
Fonte: https://acesse.dev/lucCU
Conteúdo Relacionado