Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE-SP OCUPARÁ DIREÇÃO DE FEDERAÇÃO INTERAMERICANA DA SAÚDE

SindSaúde-SP ocupará direção de federação interamericana da saúde

07/12/2023

Federação terá como foco a defesa dos direitos trabalhistas dos profissionais do setor nas Américas, além de unificar forças para tratar de questões específicas de cada país

Escrito por: Sindsaúde SP

 

A Internacional de Serviços Públicos (ISP) promoveu entre os dias 4 e 6 de dezembro, em São Paulo, um encontro com dirigentes sindicais das Américas para discutir o cenário das(os) trabalhadoras(es) da saúde. 


Além das trocas de experiência, os sindicatos também definiram a criação de uma Federação de Trabalhadores da Saúde com lideranças das subregiões, conforme deliberação aprovada em encontro da instituição em 2022, realizado na sede do SindSaúde-SP. 

A direção será composta por seis representantes de cada subregião, sendo três titulares e três suplentes. O SindSaúde-SP, por meio da presidenta, Cleonice Ribeiro, irá ocupar uma das cadeiras titulares. 


A federação terá como foco a defesa dos direitos trabalhistas dos profissionais do setor nas Américas, além de unificar forças para tratar de questões específicas de cada país a partir de experiências locais e também fortalecerá a organização internacional trabalhista para cobrar que a classe trabalhadora seja prioridade na definição do Tratado sobre Pandemias. 


O acordo costurado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) visa estabelecer princípios e compromissos para nortear a atuação dos governos durante pandemias como a Covid-19. 


Porém, alertam as entidades, a medida não será efetiva se não considerar parâmetros que tenham como foco o trabalho decente para as(os) profissionais do segmento.  


Dentre as prioridades estão o financiamento público para o setor, a renúncia às normas de propriedade intelectual que impedem o acesso às vacinas e à tecnologia médica, o compartilhamento de saberes como pesquisas científicas, a definição de políticas de cuidados para trabalhadoras(es) sequelados pela Covid-19, o combate às privatizações e a reafirmação do papel do Estado na gestão de sistemas de saúde pública.


Para Cleonice, a federação é de extrema importância para ampliar a potencialidade de mobilização e trocas como forma de garantir qualidade de vida não só à população atendida, mas também a quem atende os usuários dos sistemas. 


“Como uma ampla atuação, conseguimos estabelecer uma articulação capaz de atuar em órgãos como a OIT e a Organização das Nações Unidas (ONU) sob o parâmetro dos direitos humanos afetados por diversas situações, como não ter vacina e pela falta de insumo. Quando cruzamos dados e saberes entre as trabalhadoras e trabalhadores dos países, ajudamos uns aos outros”, explicou. 

 

 

 

 

Fonte: https://l1nq.com/Sy8pv

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]