Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > IAMSPE: A LUTA NÃO PARA!

IAMSPE: a luta não para!

04/12/2023

Desde o início da Campanha Salarial, as trabalhadoras e os trabalhadores do Instituto mostraram seu poder de mobilização e realizaram diversos atos e paralisações

Escrito por: Sindsaúde SP

 

O SindSaúde-SP e Afiamspe travaram diversas lutas ao longo deste ano, com objetivo de garantir melhores condições de trabalho e de salários para todas as categorias profissionais que atuam no Iamspe. Desde o início da Campanha Salarial, as trabalhadoras e os trabalhadores do Instituto mostraram seu poder de mobilização e realizaram diversos atos e paralisações, o que garantiu o pagamento da Bonificação de Resultados (BR) e diversas melhorias na estrutura do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).

 

Neste boletim, vamos lembrar cada uma das etapas dessa luta e as conquistas que essa parceria exitosa e duradoura entre SindSaúde-SP, Afiamspe e demais trabalhadores(as) que militam por seus direitos (leia mais ao final).

 

Piso da Enfermagem

 

A diretora do SindSaúde-SP, Regina Bueno e a presidenta da Afiamspe, Ana Cristina Manente, destacaram a luta pelo pagamento do Piso da Enfermagem. “Não descansamos até que a superintendência nos garantisse que o pagamento seria efetuado e não vamos deixar de cobrar até que todos os problemas sejam solucionados”, afirmou Regina.

 

CONQUISTAS NA ESTRUTURA

 

Relógio de ponto - Solucionado o transtorno dos trabalhadores do laboratório, que tinham de subir dois ou quatro andares para poder registrar o ponto por conta dos relógios que ficaram quebrados por um longo período.

 

Vestiários - As reformas dos vestiários feminino e masculino foram concluídas, mas com a instalação de armários rotativos. Agora, queremos garantir armários fixos para os trabalhadores que cumprem plantões de 12h (ou jornada de 6 horas + plantão de 6 horas).

 

Refeitório - Garantimos a reforma do refeitório do subsolo, que precisava de melhorias na questão de limpeza e a instalação de micro-ondas. Além disso, cobramos celeridade na reforma da lanchonete, que também foi reaberta.

 

Reabertura dos acessos - Uma manifestação dentro do HSPE garantiu a reabertura dos acessos internos e externos para os funcionários, como saguão, laboratório e farmácia. Os acessos estavam fechados e os trabalhadores precisavam dar a volta em todo o hospital. Ainda falta garantir o acesso para os pacientes, muitos deles com problemas de locomoção.

 

Solicitamos e acompanhamos também a reabertura do pátio do laboratório para o atendimento dos pacientes com dificuldade de locomoção. A medida contribuiu na rotina dos profissionais que vão até os veículos para fazer a coleta de exames.

 

HISTÓRICO DE LUTAS EM 2023

 

FEVEREIRO

Dia 14 – Assembleia aprovou a Campanha Salarial 2023

17 – SindSaúde-SP protocolou a pauta nas diversas Secretarias do governo e no Iamspe

 

MARÇO

14 – O secretário de Governo, e homem forte do governador, recebeu o SindSaúde-SP e se comprometeu em abrir diálogo com a categoria.

 

ABRIL

4 – SindSaúde-SP e Afiamspe fazem primeira reunião com a nova superintendente do Iamspe. A troca de governo, da superintendência e da direção do hospital possibilitou o avanço em várias pautas que estavam pendentes desde a última gestão de Doria e Pollara, pois além de sofrer com os efeitos da Pandemia, os(as) trabalhadores do Iamspe sofreram com a inércia daquela administração. Nesse processo, tivemos a mudança, inclusive de alguns diretores de setores e de chefias que dificultavam o bom andamento da atividade profissional e do atendimento aos pacientes.

 

26 - SindSaúde-SP inicia processo de articulação na Alesp e pede apoio do deputado Luiz Claudio Marcolino para que haja a equiparação do Gdamspe ao PI; pela aprovação da redução de jornada dos administrativos para 30 horas, sem que haja perdas salariais; e pelo reajuste do vale-alimentação.

 

MAIO

16 - SindSaúde-SP e Afiamspe participam de audiência pública em defesa do Iamspe

30 - SindSaúde-SP e Afiamspe garantem compromisso de fornecimento de alimentação para trabalhadores(as) do HSPE, ligados ao Iamspe, que cumprem plantões de 12h (ou jornada de 6 horas + plantão de 6 horas) e até que a nova licitação fosse aberta foi acordado que o Iamspe forneceria um lanche para esses profissionais. O SindSaúde-SP também reivindicou melhorias no refeitório para os profissionais que levam marmita. A gestão afirmou também que a reforma da lanchonete ficaria pronta em cerca de três meses.

 

JUNHO

2 – Assembleia de trabalhadores do Iamspe

16 – Assembleia Geral define por paralisação no dia 28 de junho

28 – Categoria aprova mobilizações em todo o estado todas as quartas. No Iamspe, profissionais fazem grande passeata com mais de 350 profissionais e fecham avenidas no entorno do HSPE. Foram 12 horas de paralisação em protesto à falta de negociação por parte do governo do estado.

29 – Com negociação, SindSaúde-SP conquista reajuste de 6%, mas SindSaúde-SP deixa claro ao governo do estado que não é o suficiente

 

JULHO

3 – Caça ao governador na Capital. Na ocasião, o governador afirmou que o funcionalismo precisa ter “paciência”

5 – Paralisação da Saúde em todo o estado, com repercussão na imprensa. Mais uma vez o Iamspe colocou o bloco na rua e fechou importantes avenidas na região do HSPE.

12 – Mais um dia de mobilizações em frente às unidades

14 – Caça ao governador em Bauru

19 – Marcha da Saúde: Trabalhadores da saúde de todo o estado fecham a avenida Paulista

26 – Vale-coxinha: Governador foi convidado para almoçar com R$12

 

AGOSTO

2 - SindSaúde-SP garante, por meio da Justiça, abertura de Concurso de Promoção para trabalhadores(as) da área técnica (Lei 1.157/2011)

4 – Assembleia define por Estado de Greve

11 – Conselho de DSBs define novas propostas de mobilização

17 – SindSaúde-SP realiza nova Assembleia Geral

 

SETEMBRO

18 – Trabalhadores do Iamspe recebem Bonificação por Resultados, mais uma conquista da Campanha Salarial, mas decidem se manter mobilizados

22 – Live tira dúvidas sobre o Piso da Enfermagem

26 – Caça ao governador no HCFMUSP

28 –SindSaúde-SP conquistou mais uma vitória ao incluir na pauta de reivindicações a realização do Concurso de Promoção para área técnica das autarquias

29 – Assembleia geral define engrossar mobilizações nos locais de trabalho

 

OUTUBRO

23 – SindSaúde-SP e Afiamspe garantem regularização do pagamento do piso em novembro

30 – Caça ao governador na zona leste da capital

 

NOVEMBRO

16 – Caça ao governador no Hospital das Clínicas de Botucatu

24 – Nova Assembleia Geral

29 – SindSaúde-SP negocia com a Secretaria de Gestão e Governo Digital e garante o compromisso da elaboração de um estudo para que haja a equiparação do Gdamspe ao PI, entre outras demandas.

 

Leia também:

 

SindSaúde-SP inicia processo de articulação na Alesp

SindSaúde-SP participa de audiência pública em defesa do Iamspe

SindSaúde-SP e Afiamspe garantem compromisso de alimentação para trabalhadores(as) do Iamspe

Trabalhadores(as) da saúde fecham a avenida Paulista e fazem atos em todo estado para cobrar valorização salarial e condições dignas de trabalho

Profissionais do Iamspe aprovam que seguirão mobilizados mesmo com o depósito do bônus

 

 

 

Fonte: https://acesse.dev/DA3i9

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]