Twitter Facebook

CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDISAÚDE RS: UM RESUMO DA NEGOCIAÇÃO COM O SINDIHOSPA, APROVADA POR 85% DOS VOTOS!

Sindisaúde RS: um resumo da negociação com o Sindihospa, aprovada por 85% dos votos!

21/07/2023

A negociação abrange: trabalhadoras (es) representadas (os) pelo Sindisaúde-RS e os que atuam em locais de trabalho cujos patrões são representados pelo Sindihospa

Escrito por: Sindisaúde RS

 

Este aqui é um resumo da negociação entre Sindisaúde-RS e Sindihospa que resultou na nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), aprovada em votação com a participação de mais de 3 mil trabalhadoras (es). Os patrões queriam te tirar tudo: não permitimos e ainda te trouxemos aumento e abono de R$ 1.000!

 

Sabe se essa negociação vale para você? - A recente negociação entre o Sindisaúde-RS e o Sindihospa abrange: 1) Trabalhadoras (es) representadas (os) pelo Sindisaúde-RS (clique aqui e confira nossa base); 2) Que atuam em locais de trabalho cujos patrões são representados pelo Sindihospa.

 

Na prática, os estabelecimentos incluídos nessa negociação são empresas de saúde e hospitais privados com sede em Porto Alegre, além do GHC e do HCPA.

 

Hospitais privados da base do Sindihospa - Os hospitais privados que fazem parte da base do Sindihospa são: Divina Providência, Independência, Mãe de Deus, Santa Ana, Moinhos de Vento, São Lucas da PUC, Blanc e Ernesto Dornelles. Além disso, estamos trabalhando para incluir o Hospital Humaniza nessa negociação.

 

O que os patrões da base Sindihospa queriam? - Durante as negociações, os patrões buscaram implementar diversas mudanças prejudiciais aos direitos dos trabalhadores, como a diminuição do adicional noturno para 20%, o fim da folga mensal das 12x36h, a redução do adicional de domingos e feriados, e alterações no quinquênio. No entanto, graças à atuação do Sindisaúde-RS, essas propostas foram rejeitadas. Clicando aqui você pode conhecer tudo o que eles queriam. 

 

Fizemos vários atos nos hospitais para alertar a categoria do ataque a direitos históricos. Durante todo o processo de negociação, o Sindisaúde-RS realizou diversas manifestações e atos nos hospitais para conscientizar a categoria sobre as tentativas de retirada de direitos históricos.

 

E o que foi aprovado no fim? - Após intensa negociação, conseguimos garantir a manutenção de todos os direitos históricos previstos na Convenção Coletiva Sindisaúde-RS/Sindihospa. Todas as tentativas de retrocessos nas horas-extras, adicional noturno, redução de folgas e outros benefícios foram barradas.

 

E o que mais foi aprovado? - Além da preservação dos direitos históricos, a nova Convenção Coletiva assegura um reajuste salarial de 4,5% para os trabalhadores, com um aumento real de 0,14%. O reajuste é retroativo à data-base, em abril de 2023.

 

E teve mais? - Sim! Além do reajuste salarial, conquistamos um abono de R$ 1000, que será pago a todas as trabalhadoras e trabalhadores representados por essa negociação.

 

Você sabia que a Convenção Coletiva te dá muitos direitos acima da CLT? - É essencial destacar que a Convenção Coletiva firmada entre  Sindisaúde-RS e Sindihospa oferece diversos direitos superiores aos previstos na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), como o adicional noturno de 50% (enquanto a CLT determina apenas 20%), horas-extras com adicional de 100% (enquanto a CLT exige 50%) e o benefício do quinquênio, inexistente na legislação trabalhista.

 

Conheça mais direitos em nosso site na página Direitos Adquiridos e saiba mais sobre nossas negociações coletivas clicando aqui.

 

Você trabalha em outro hospital ou empresa? - Para os trabalhadores de hospitais filantrópicos sediados na base territorial do Sindisaúde-RS, é importante acompanhar as negociações com o Sindiberf, o sindicato que representa esses patrões, na Central da Campanha Salarial em nosso site.

 

Se você trabalha em uma empresa diferente das mencionadas anteriormente, confira se temos negociação direta com ela em nosso site clicando aqui.

 

Caso tenha dúvidas sobre a base territorial do Sindisaúde-RS, acesse nossa seção Institucional para mais informações.

 

 

Fonte: https://encurtador.com.br/goCI8

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:


CNTSS – São Paulo - Rua Caetano Pinto nº 575 CEP 03041-000 Brás, São Paulo/SP
Telefones: (0xx11) 2108-9156 - (0xx11) 2108-9301 - (0xx11) 2108-9195 - (0xx11) 2108-9253 - FAX (0xx11) 2108-9300
E-mails: [email protected][email protected][email protected]

CNTSS – Brasília - SCS - Quadra 01 Bloco “L” - Edifício Márcia – 4º andar - Sala 408 - Asa Sul – Brasília/DF - CEP:70.301-00
Telefone : (0XX61) 3224-0818 - E-mail: [email protected]