CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > LUTA VITORIOSA: TRABALHADORES(AS) DA SAÚDE DE SBC APROVAM PROPOSTA
24/05/2023
A alegria e a emoção tomaram conta dos trabalhadores(as) presentes à assembleia realizada ontem à noite (23/05) na sede do SindSaúde ABC.
Não era para menos. Na audiência de conciliação realizada ontem à tarde, no TRT, a terceira para discutir as demissões de profissionais da rede municipal de Saúde de São Bernardo, a proposta apresentada e aprovada por unanimidade prevê:
– Reintegração, até 1º de junho, de 19 trabalhadores demitidos; esses trabalhadores terão a compensarão das verbas rescisórias já recebidas limitadas a 30% da remuneração mensal, com estabilidade de 90 dias a partir da reintegração;
– Os demais trabalhadores dispensados (75) no período das negociações receberão um abono de R$ 2.700,00, independente do valor do salário, além das verbas rescisórias;
– Não haverá demissões individuais ou coletivas (exceto por justa causa ou a pedido do trabalhador) no prazo de 30 dias;
– Suspensão de quaisquer dispensas coletivas no período de 90 dias;
– Qualquer eventual dispensa coletiva deverá ser previamente negociada com o Sindicato.
Emoção – Colocada em votação, a proposta foi aprovada por unanimidade e a assembleia foi encerrada com aplausos, abraços, risos e choro.
O presidente do Sindicato, Almir Rogério, foi cercado e abraçado pelos presentes, em sua maioria mulheres. “Foi graças à mobilização de vocês, que resistiram e desde o início estiveram junto com o Sindicato nesta luta, que chegamos a este acordo”, disse ele, emocionado.
Conquistas – Segundo o dirigente, as negociações foram longas, mas o resultado foi compensador. “Era para serem demitidos entre 300 e 600 profissionais da Saúde, o que simplesmente inviabilizaria o atendimento à população e sobrecarregaria os que ficassem trabalhando, por isso esta é uma conquista muito importante”, afirmou.
Mizito destacou outra conquista: “A partir de agora, qualquer demissão coletiva deverá ser negociada antes com o Sindicato. Essa é uma decisão do TST que precisa ser cumprida”, lembrou.
Lula – O presidente do Sindicato encerrou a assembleia com uma frase dos anos 1980 do presidente Lula: “Que ninguém ouse duvidar da capacidade de luta dos trabalhadores”.
Conteúdo Relacionado