CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDICALISTAS MANIFESTAM APOIO E ENTREGAM DEMANDAS AO PRESIDENTE LULA
18/01/2023
Em um encontro histórico, mais de 400 representantes das centrais sindicais brasileiras reuniram-se na manhã da quarta-feira (18/01) com o presidente Lula no Palácio do Planalto, em Brasília. Os ministros Luiz Marinho, do Trabalhado e Emprego, e Rui Costa, da Casa Civil, também participaram.
Além de apresentarem uma pauta de reivindicações, os sindicalistas também manifestaram solidariedade ao governo, repúdio aos atos golpistas na Esplanada dos Ministérios, no último dia 8 e pediram punição aos golpistas e terroristas envolvidos nos atos.
Pauta – O salário mínimo foi um dos itens da pauta. O presidente Lula anunciou a criação de um grupo de discussão para tratar de uma política permanente de valorização do mínimo, que inclusive irá discutir o novo valor para este ano.
Imposto de Renda – Em seu discurso, Lula também afirmou que pretende implementar a sua promessa de campanha de isentar o imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. No entanto, o presidente disse que a medida precisa de lei. “A gente não pode fazer no grito, ou na vontade, ou no microfone. A gente tem que construir, e nós vamos construir isso”, disse.
Sustento dos sindicatos –Ao pedido dos sindicalistas de criação de uma nova estrutura sindical, que não envolva a volta do imposto sindical, mas preveja formas de financiamento das entidades, o ministro Luiz Marinho afirmou que o governo instalará, nos próximos 30 dias, dois outros grupos de trabalho, sendo um deles para debater a valorização da negociação coletiva e fortalecer os sindicatos.
Aplicativos – O outro grupo vai construir uma proposta de regulamentação para trabalhadores por aplicativos que valorizem o trabalho e tragam proteção social a esses trabalhadores(as).
Fonte: https://bit.ly/3JyWGYi
Conteúdo Relacionado