CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINTFESP AVANÇA EM PROJETO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
27/02/2023
O Sintfesp-Go/To promoveu uma roda de conversa entre o professor da UFG e pesquisador da UnB, Doutor José Paulo Pietrafesa e trabalhadoras/es do Ministério da Saúde, INSS e da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás – estes, indicados pelo Sinsaúde-GO.
Com o tema central Trabalho e Renda, o debate fez parte do processo de capacitação para projeto de economia solidária que o sindicato realiza, por meio das secretarias de políticas sociais, formação e de aposentados. A ideia é desenvolver empreendimentos que gerem trabalho e renda extra para aposentadas/os e/ou pessoas em vias de se aposentar, por meio do comércio justo e solidário.
Em sua fala inicial, o professor instigou as pessoas a refletirem sobre o que é trabalho, o que é renda e o que é salário, no contexto do sistema capitalista, que tem em seu DNA a “exploração do homem pelo homem” e é altamente injusto e desigual.
Pietrafesa chamou a atenção para o fato de o sistema capitalista, cada dia mais, prescindir, não precisar do trabalho tradicional realizado por simples mortais. Segundo ele, com o avanço das tecnologias, da inteligência artificial, os lucros estratosféricos e o consumo de quase tudo o que é produzido atualmente não dependem nem do nosso trabalho – ou dependem pouco – nem de nós como consumidores. É a tal Revolução Industrial 4.0!
“O capital descobriu que é melhor eliminar o trabalho para ganhar mais. E, no lugar, põe inteligência artificial. No caso dos bancos, por exemplo: até pouco tempo atrás eram 3,8 milhões de bancários no Brasil, hoje são menos de 200 mil. A máquina faz quase tudo e a gente, de graça, sem notar, faz o trabalho que era dos bancários”, ressalta.
Ainda como parte do debate, as/os participantes assistiram a um vídeo bombástico e impactante da IBM, de 2018. Com duração de pouco mais de 6 minutos, ele mostra como a Indústria 4.0 veio para destroçar o mundo do trabalho e ampliar os lucros dos grandes capitalistas mundiais e nacionais, tudo com a aparência de ser a melhor coisa do mundo. Vale a pena assistir e se preparar para enfrentar essa nova e preocupante realidade.
CLICAR AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO
Com a sua fala e a exposição do vídeo o professor José Paulo Pietrafesa chamou a atenção do grupo para os cuidados e conhecimentos que precisa ter/adquirir para decidir qual projeto colocarão em prática. Uma nova rodada ficou de ser agendada para março.
Da diretoria colegiada do Sintfesp, participaram Terezinha Aguiar, Zélia de Souza, Grete Tirloni e Waldina Millioli.
Acesse em nosso Facebook ao ÁLBUM COM 15 FOTOS do evento realizado em 23/2, no auditório do sindicato.
Cláudio Marques – DRT 1534
Conteúdo Relacionado