A Universidade Federal do Maranhão, considerando a ocorrência do aumento dos casos de Covid-19 no Maranhão e as deliberações contidas na NOTA TÉCNICA Nº 16/2022-CGGRIPE/DEIDT/SVS/MS, vem a público informar o que segue:
-
Diante disso, a UFMA reitera a necessidade de utilização das máscaras em seus ambientes fechados ou, em casos de ambientes abertos, se houver aglomeração. Nas salas de aulas, laboratórios, auditórios, centro de convenções, espaços culturais e setores administrativos é necessário o uso contínuo de máscara, cobrindo o nariz e a boca, do tipo cirúrgicas ou N95. A Universidade, em nenhuma das suas normativas, recomendou o abandono do uso das máscaras, justamente porque a gestão superior tem consciência de que a pandemia ainda não está totalmente controlada. E, neste momento de aumento dos casos, ratifica a sua recomendação pela obrigatoriedade do uso das mesmas.
-
É também necessária a higienização das mãos ou utilização do álcool em gel.
-
Deve-se evitar a realização de eventos que promovam aglomerações. E, em caso de realização de eventos com esse perfil, deve-se usar, obrigatoriamente, as máscaras.
-
A UFMA também ratifica para toda a sua comunidade a necessidade de completar a vacinação contra a Covid-19.
-
Nos setores administrativos e salas de aulas, sempre que houver possibilidade, deve-se optar pela ventilação natural ao invés do ar-condicionado.
-
Aos professores, recomenda-se, caso haja necessidade, a utilização de aulas em formato remoto.
-
Às unidades administrativas, recomenda-se, caso haja necessidade, a adesão ao trabalho remoto por meio do Programa de Gestão, orientado pela PORTARIAGR Nº 385/2022- MR.
-
A UFMA vem, constantemente, monitorando a variação dos casos de Covid-19 no estado e tomará quaisquer medidas que venham ao encontro da preservação da saúde e da vida da comunidade acadêmica.
Sintsprev MA / UFMA
Fonte: https://bit.ly/3P8T41O