CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEESP PARTICIPA DE CONGRESSO DA ENFERMAGEM E SE APROXIMA DOS PROFISSIONAIS
03/11/2022
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo participou do 12° Congresso Brasileiro Nursing, realizado de forma concomitante com o 3° Congresso Internacional Saúde Coletiva e 3° Congresso Internacional de Feridas, em dois dias de ricos e intensos debates.
O evento aconteceu na cidade de São Paulo e o vice-presidente do SEESP, Péricles Batista, participou da mesa de abertura representando a dra. Solange Caetano, secretária geral da entidade.
A mesa de abertura contou ainda com representantes das Entidades de classe representativas da Enfermagem: presidente do Coren-SP, dr. James Francisco; representante do Cofen, dra. Wilza Spirit; da Aben-SP, Camila Takao Lopes. A dra. Cláudia Jaqueline procedeu a mesa de abertura, na sequência os representantes das entidades fizeram uso da palavra.
Pericles Batista agradeceu ao convite e enalteceu a importância das entidades de classe presentes ao ato como uma forma de reconhecimento e valorização profissional.
O evento teve cunho científico, “o que muito contribuiu para o engrandecimento da nossa profissão”, avalia Péricles. Ele aproveitou o momento para falar sobre a Lei 14.434, que estabelece o Piso Salarial Nacional da Enfermagem Brasileira, que ainda sofre para ter sua aplicação garantida, destacando que, no momento, o Piso está suspenso pelo STF e as entidades sindicais fazem um grande esforço para garantir que o Congresso Nacional aprove as fontes de financiamento do Piso, condição imposta para que a suspensão seja retirada e o Piso passe a ser pago aos profissionais da Enfermagem.
O vice-presidente do SEESP pontuou que há outras grandes batalhas pela frente e que o seu desenrolar depende do cenário político do próximo, visto que o país está às vésperas da eleição presidencial.
Entre as lutas da Enfermagem, Péricles destacou Aposentadoria Especial. E disse ainda que a carga horária regulamentada em 30 horas será prioridade no próximo ano.
Outro aspecto destacado foi a importância da unidade na luta entre as entidades representativas da categoria, “cada uma com suas peculiaridades, mas todas de grande valia nas conquistas da categoria”.
O evento contou com a participação de Enfermeiros do estado de São Paulo e de outros estados da Federação.
Durante a abertura do evento, a diretora do SEESP, Ana Firmino recepcionou o público que se dirigia ao estande para esclarecer as dúvidas, Ana destacou a importância das sindicalizações, das Convenção Coletivas de Trabalho. Todos tiveram acesso à pauta da campanha salarial 2022/2023 e sanaram suas dúvidas em relação seus direitos.
Na avaliação do Péricles Batista, “eventos como esse, que reúnem número bastante significativo de Enfermeiros, são muito importantes e a participação do SEESP é fundamental. A dupla jornada de trabalho dificulta, nossa categoria é predominantemente feminina. A correria dia a dia, às vezes, impede os profissionais de irem até a sede da entidade. Por isso, a gestão do SEESP tem procurado manter esse laço de aproximação, na busca por solucionar e melhorar as condições de trabalho, atrelada a uma política de acolhimento desse profissional”, finalizou o vice-presidente do SEESP.
Fonte: https://bit.ly/3fzLPTc
Conteúdo Relacionado