CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEESP: PREFEITURA VAI ASSUMIR PASSIVO TRABALHISTA DO IABAS NO HOSPITAL BRASILÂNDIA
03/11/2022
O Sindicato dos Enfermeiros do Estado de São Paulo e as demais entidades sindicais que defendem os trabalhadores demitidos do Hospital da Brasilândia (Zona Norte de São Paulo) conseguiram uma importante vitória: a Prefeitura de São Paulo comprometeu-se a assumir as dívidas trabalhistas do IABAS, organização social que terceirizava a contratação dos profissionais que atuavam no Hospital.
Cerca de 1.350 funcionários foram demitidos no mês de julho e estão desde então sem receber as verbas rescisórias.
Desde que foram demitidos, os enfermeiros contam com o apoio do SEESP que organizou diversos protestos na frente do Hospital e também na Prefeitura. “Procuramos de todas as formas, garantir que os enfermeiros recebam todos os seus direitos”, afirma a presidente do SEESP, Elaine Leoni.
Ela diz que desde o início, o Sindicato defendeu que o município assumisse o pagamento dos direitos trabalhistas. “A responsabilidade pela prestação de serviço de saúde público e pela administração do Hospital é da Prefeitura. Ela que optou por terceirizar os serviços de enfermagem, criando uma precariedade a mais para os trabalhadores. Mas não poderia se eximir da responsabilidade com esses trabalhadores”, afirma.
Alguns enfermeiros foram contratados pela Associação Saúde em Movimento, organização social que assumiu a terceirização, mas não se responsabilizou pelo passivo trabalhista.
Fonte: https://bit.ly/3WvGddm
Conteúdo Relacionado