CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDPREV AL: A LUTA É POR REPOSIÇÃO SALARIAL JUSTA DOS SERVIDORES FEDERAIS
01/06/2022
Na semana passada, durante o Fórum Econômico Mundial de Davos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, deu mais uma declaração que dá pistas sobre a intenção do governo para o conjunto do funcionalismo. Sem abrir um canal efetivo de negociações, uma das reivindicações urgentes dos representantes do conjunto dos servidores federais, Guedes falou a jornalistas que “até 5%” seria possível “repor o funcionalismo”.
Pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) o governo tem até o final de junho para tomar uma decisão a respeito de uma proposta de reajuste aos servidores. A maioria do funcionalismo, com salários congelados há mais de 5 anos, e perdas acumuladas que podem superar 40%, reivindica uma reposição salarial emergencial de 19,99%. O percentual se refere a perdas sofridas nos três anos de governo Bolsonaro até janeiro, pois considerando os últimos meses essa marca já atinge quase os 30%.
E por falar em 30%, esse foi praticamente o ganho real (29,6%) conquistado por militares nos últimos dez anos, já descontada a inflação entre 2012 e 2022. O percentual é resultado de um levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), divulgado pelo Estadão. Pela LRF, inclusive, a Auditoria Cidadã da Dívida aponta que o reajuste dos servidores federais poderia chegar a 76% e a partir de janeiro de 2022 e não julho deste ano como o governo vem sinalizando.
Só a luta garante
Somente a pressão dos servidores será capaz de fazer com que o governo conceda a recomposição salarial emergencial pleiteada pelo funcionalismo. Dinheiro tem e a legislação permite, mas nosso prazo é curto. Por isso, a participação do maior número de servidores na mobilização do dia 31 de maio, terça-feira, é imprescindível para demonstrar ao governo a nossa disposição de luta.
A concentração será no Espaço do Servidor (entre os blocos C e D da Esplanada dos Ministérios) a partir das 9h. Caravanas com representantes de diversos estados estão sendo aguardadas para o ato. O calendário de atividades da terça ainda prevê uma audiência pública com parlamentares da Liderança da Minoria no auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados às 14h. Participe!
Fonte: https://bit.ly/3t9o5IW
31 de maio de 2022
Conteúdo Relacionado