CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEM GOVERNO PROPENSO A NEGOCIAÇÕES, GREVE DOS SERVIDORES CONTINUA POR TEMPO INDETERMINADO
13/04/2022
Em 15 dias de greve dos servidores públicos federais do INSS, 23 estados mais o Distrito Federal fecharam as portas de seus locais de trabalho e paralisaram suas atividades. Em Pernambuco, o trabalho do Sindsprev-PE já alcançava trabalhadores de 63 APS’ s do interior dias antes do movimento ser iniciado.
Em tempos de muito trabalho, desde o dia 23 de março, de segunda à sexta-feira, há servidores concentrados na frente da Gerência Executiva Recife e também em várias agências da RMR.
Até o momento, um ato público e unificado foi realizado no dia 30 de março em todos os estados do país e também no Distrito Federal, — que teve a participação de José Bonifácio Monte, diretor do Sindsprev-PE e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social - CNTSS. No Recife, a CUT e outras entidades sindicais se uniram ao Sindsprev e protestaram em frente ao Ministério da Economia.
No dia 1 de abril, José Bonifácio Monte participou de reunião em Brasília - DF, com o Coordenador geral de Negociação Sindical no Serviço Público, José Borges de Carvalho Filho, que também não apresentou proposta de negociação e ignorou a reivindicação da categoria. O governo está irredutível para mexer no orçamento público em benefício dos serviços do povo. Segundo seus representantes, faltam recursos para atender o orçamento. A escora para esse argumento, ampara-se na EC 95, conhecida como a emenda do “teto de gastos” e com isso, a falta de investimento em concursos públicos, na infraestrutura física e tecnológica dos órgãos públicos, no congelamento de salário de cinco anos dos trabalhadores, dentre outros problemas, é “justificada”, — apesar de o mesmo governo aprovar fundo eleitoral de 4,9 bilhões.
Em 15 dias de greve, sem nada mudar, os servidores resistem em busca de seus direitos. O diretor Carlos Tavares, que atua nas relações com as APS 's do interior de Pernambuco, faz uma análise do quadro corporativo das agências: “estamos trabalhando com um quadro reduzido de servidores. Há agências do INSS no Recife que possuem 18 guichês, mas somente dois trabalhadores atendendo e estes, por sua vez, exercem suas atividades com sistemas lentos e inoperantes, além do cansaço mental criado pelas metas de trabalho abusivas propostas pelo próprio INSS”.
Fonte: https://bit.ly/3JEN78z
Conteúdo Relacionado