CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALEPE REFORÇA REIVINDICAÇÃO PELA REESTRUTURAÇÃO DE ATENDIMENTO DO INSS
13/04/2022
5 de abril foi dia de audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) e o Sindsprev-PE esteve presente na mesa para discutir a reestruturação do atendimento do INSS. Promovido pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Pernambuco - Fetape e pela Comissão de Agricultura da Alepe, o debate fez parte das ações nacionais do Dia “D” de mobilização nacional e contou com o apoio da CUT e de parlamentares favoráveis à categoria.
O auditório Sérgio Guerra foi preenchido por diretores e filiados do Sindsprev-PE, representantes de outras entidades sindicais e cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras rurais de Pernambuco que lotaram o Plenário para a discussão do sucateamento do INSS, que foi mediada pelo Deputado Estadual e Presidente da Comissão de Agricultura da Alepe, Doriel Barros.
Por anos a EC 95 tem sido utilizada pelo governo para não investir no orçamento dos serviços públicos e o INSS opera à míngua, com sistema operacional lento e máquinas em estado de defasagem.
O diretor do Sindsprev, José Bonifácio Monte, discursou no Plenário sobre o descaso do governo com o órgão: “estamos no 14º dia de greve e para vocês terem ideia, nos últimos três anos, mais de 50% dos servidores se aposentaram. Trabalhamos com apenas 50% do efetivo. Isso já era denunciado desde 2015. Os órgãos públicos já avisavam que isso iria acontecer”, afirmou reforçando a necessidade do investimento em concursos públicos. Bonifácio finalizou comentando os mais de 2 milhões de processos atrasados e a tecnologia defasada do INSS.
O deputado Federal Carlos Veras (PT/PE) participou do debate e mencionou o desejo de Bolsonaro em acabar com a Previdência Social começando pela reforma previdenciária e fez questão de pontuar que “a greve do Sindsprev e da Previdência Social é também a greve dos trabalhadores rurais”.
Outro que participou da mesa foi o Deputado Estadual Isaltino Nascimento. Servidor público federal e que já coordenou o Sindsprev-PE, também comentou o descaso do governo: “todos os equipamentos estão obsoletos e o quadro de servidores para atender a população só diminui. Quem continua no INSS são os servidores de 20, 30 anos atrás. Os que saíram, ou se aposentaram ou, sendo mais jovens e com salários muito baixos, migraram para outros concursos”, concluiu.
Na mesa também estiveram presentes a Presidenta da Fetape, Cícera Nunes, que afirmou que precisamos olhar a Previdência Social como um direito nosso; o vice-presidente da Fetape, Adelson Freitas, o Deputado Estadual e ex-prefeito do Recife, João Paulo e o presidente da CUT, Paulo Rocha.
Por conclusão, Doriel apresentou os seguintes encaminhamentos: “vamos cobrar dos deputados federais, em documento, para votarem juntos/as contra os cortes da previdência social, cobrar das câmaras municipais que promovam debates municipais, vamos solicitar uma audiência com a superintendência do INSS Nordeste e com o Ministério Público de Pernambuco, além de mover uma ação civil pública denunciando o descaso com o INSS. Vamos denunciar o desmonte para mobilizar cada vez mais a sociedade”, finalizou encerrando o debate da mesa.
Fonte: https://bit.ly/368EG7x
Conteúdo Relacionado