CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CAPITAL: NÚMERO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE AFASTADOS DOBRA EM APENAS UMA SEMANA
28/01/2022
O número de profissionais da saúde afastados na rede pública da capital paulista dobrou nos últimos sete dias. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira (13), atualmente são 3.193 afastamentos de profissionais de saúde em relação à semana anterior, quando eram 1.585 profissionais afastados, o que representa aumento de 101%.
Dos mais de 3 mil casos, 1.403 tiveram confirmação para Covid-19 no dia 13, enquanto no dia 6 de janeiro eram 269 casos. Isso significa que, em uma semana, houve alta de 380% no contágio entre trabalhadores da saúde municipal.
Para o SindSaúde-SP, esse aumento apenas reafirma como as trabalhadoras e os trabalhadores da saúde pública, tanto da cidade quanto do estado, estão expostos ao risco de infecção, principalmente da ômicron, variante do coronavírus mais transmissível.
O aumento do número de casos entre trabalhadores acontece ao mesmo tempo que se registra alta da demanda no atendimento à população, com superlotações nos postos de saúde em decorrência da Covid-19 e de pacientes com sintomas gripais.
Enquanto isso, os profissionais que seguem na linha de frente ficam sobrecarregados e a população enfrenta longas filas de espera para o atendimento, já que o prefeito Ricardo Nunes segue a mesma linha do governo do estado, que privilegia a terceirização dos serviços e não abre concurso público com salários dignos para atrair novas contratações.
Leia mais:
SP tem 1,7 mil profissionais da saúde pública afastados por Covid-19 ou gripe
Variante ômicron provoca sobrecarga nos serviços públicos de todo o Brasil
Covid-19: Diretor do SindSaúde-SP trata da falta de funcionários no HC de Ribeirão Preto
Fonte: https://bit.ly/3o5JfVY
Conteúdo Relacionado