CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > EM 2022, A LUTA CONTINUA CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA
26/01/2022
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, do Poder Executivo, altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios.
A PEC 32 ficou conhecida como Reforma Administrativa e vem sendo denunciada pelas entidades sindicais dos servidores públicos e organizações que defendem os direitos dos trabalhadores desde sua apresentação ao plenário pelo Poder Executivo, em setembro de 2020. Chegou em fevereiro de 2021 à Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, onde foi aprovada com alterações em maio, e desde junho se encontra na Comissão Especial.
Através dos esforços de entidades sindicais representativas de diversos setores do funcionalismo público, nas três esferas do poder, com muita pressão e muita luta, conseguimos que a proposta da PEC 32 não fosse votada em 2021. Fizemos protestos de rua, paralisações, estivemos nos locais de trabalho realizando campanhas de conscientização, nos aeroportos, participamos de atos em Brasília e campanhas virtuais.
Nós consideramos que a postergação da pauta para 2022 foi uma vitória. E não apenas nós. Os analistas políticos dizem que é pouco provável que o Congresso Nacional enfrente esse desgaste em pleno ano de eleições. Os deputados e senadores já sabem a força que o funcionalismo público tem e que se eles votarem a favor da PEC 32, não serão diplomados em 2023.
Em 2022, estaremos juntos lutando contra essa agressão à constituição e ao povo brasileiro, seja em qualquer mobilização em frente ao Congresso Nacional, nos aeroportos, nas ruas e, especialmente nas redes sociais. Ainda que ela não entre na pauta deste ano, não podemos descansar enquanto a PEC 32 não for derrubada de vez. A depender do governo que assumir em 2023, a discussão da reforma administrativa poderá ser novamente retomada. Estejamos atentos!
Fonte: https://bit.ly/3u24kEs
Conteúdo Relacionado