CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > EM PE, 75% DOS QUE MORRERAM DE COVID-19 ESTE ANO NÃO TINHAM TOMADO NENHUMA DOSE DA VACINA
13/12/2021
Pernambuco registrou 9.103 mortes em decorrência da covid-19 entre os dias 19 de janeiro e 21 de outubro deste ano. Do total de mortes, 6.845, o que equivale a 75%, não tinham tomado nenhuma dose de vacina contra a doença. Somando os que não se vacinaram, estavam sem o esquema completo ou faleceram antes do prazo de 14 dias após a segunda dose, a porcentagem sobe para 94% (8.539 pessoas) . Os dados foram coletados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em análise dos bancos de informações utilizados para a notificação das mortes e registro da vacinação.
Ainda de acordo com a análise, 1.530 (17%) dos que morreram de covid-19 tomaram apenas a primeira dose, sem completar o esquema, e 164 (2%) adoeceram antes do prazo que a vacina precisa para fazer efeito, que é de 14 dias após a segunda dose ou dose única. Esses dados mostram a real importância de completar o esquema vacinal. Não adianta tomar a primeira dose e não procurar o posto de saúde para tomar a segunda. A vacinação, com ciclo completo, é a melhor e única estratégia para evitar casos graves e mortes.
Do total de pessoas que morreram pela Covid-19 no período analisado, apenas 6% (564) finalizaram o esquema vacinal e adoeceram após o prazo de 14 dias depois da segunda dose ou dose única. A maior parte, 541 (96%) tinha 60 anos de idade ou mais. Verificou-se também que 411 (73%) tinham doenças pré-existentes.
A direção do Sindsprev-PE reforça que os números comprovam a eficiência e eficácia das vacinas contra a covid-19. Todos os imunizantes que têm sido utilizados no Brasil tiveram sua segurança atestada pelos mais respeitados órgãos regulatórios do mundo.
Os idosos e as pessoas com comorbidades graves, considerados mais vulneráveis à doença, têm, além do esquema básico, uma dose de reforço para ampliar a resposta imunológica contra o novo coronavírus e garantir uma proteção mais robusta contra a covid-19.
Em relação às notificações da doença, Pernambuco continua registrando estabilidade nos casos da Covid-19. Na semana epidemiológica 43, foram notificados 393 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Isso representa uma diminuição de 8% em relação à semana anterior e um aumento de apenas 1% em 15 dias (semana 41), com 5 casos a mais. Com os novos registros, Pernambuco totaliza 632.676 casos confirmados da doença.
Fonte: https://bit.ly/3DQ6FUg
Conteúdo Relacionado