CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSPREVPB ESCLARECE SOBRE A SITUAÇÃO DA GEAP
23/09/2021
A situação dos beneficiários da GEAP fica cada dia mais difícil, com a intervenção do governo no plano de saúde. A GEAP aprovou a Resolução Nº492 anulando a decisão de acordos firmados na justiça com entidades nacionais representativas dos servidores, dentre elas CNTSS/CUT , Fenasps e Condsef, além de sindicatos estaduais.
O acordo homologado em 2018, que agora querem anular, foi feito com 28 sindicatos, dentre os quais o SindsprevPB. Esse acordo previa que os valores do plano de saúde para 2019, seriam reajustados entre 16 e 18%. A direção da GEAP, à época, queria reajustes entre 24% e 37%.
Depois de quase três anos do acordo firmado, os dirigentes, indicados pelo governo, querem cobrar dos servidores essa diferença alegando que a GEAP teve prejuízo financeiro. Só que a empresa em 2020 já absorveu esse suposto prejuízo.
Em julho deste ano, durante reunião do Conselho de Administração (Conad) da GEAP, a Resolução 492/21 entrou na pauta, mas os conselheiros eleitos não conseguiram derrubá-la. A resolução foi aprovada pelo voto do presidente do CONAD, Thiago Meirelles Fernandes Pereira, representante da união e indicado da Casa Civil para o cargo.
Esclarecimentos
Diante dos questionamentos dos beneficiários em relação à situação as providencias que irão ser tomada contra a GEAP, o SindsprevPB vem a público informar que:
1- O acordo rompido pela GEAP que promove reajuste no plano de saúde NÃO atinge todos os beneficiários, ou seja, aqueles que eram filiados a um dos sindicatos ou entidades nacionais que são signatárias do acordo.
2 – O Rompimento do acordo atinge cerca de 80 mil beneficiários dos 340 mil inscritos na GEAP
3 – Com a publicação da Resolução Nº492/2020 da GEAP, que anulou o acordo celebrado em 2019, os servidores filiados ao SINDSPREV/PB e que estão nas Ações Coletivas de 2009 e 2013, cerca de 2.100 filiados, serão diretamente afetados, eis que, o percentual descontado na época será acrescido às mensalidades dos Planos de Saúde GEAP.
O SindsprevPB, através de seus diretores e assessoria jurídica, acompanha de perto e participam das reuniões com as entidades sindicais nacionais FENASPS, CNTSS e CONDSEF, signatárias do acordo, em conjunto com outros sindicatos estaduais, para derrubar esta medida ilegal do diretor presidente da GEAP, General Ricardo Marques Figueiredo, e dos Conselheiros indicados do Governo do CONAD, responsáveis pela sua provação no Conselho.
Informamos que as entidades envolvidas no acordo estão preparando uma série de medidas dentre elas, ação judicial para barrar o reajuste dos planos dos 80 mil beneficiários beneficiados com o acordo de 2019.
O Sindicato orienta aos beneficiários atingidos pela medida não saírem da GEAP; e para migrarem temporariamente para um plano mais barato.
Fonte: https://bit.ly/39xBKQ8
Conteúdo Relacionado