CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CARTA ABERTA À POPULAÇÃO DENUNCIA CONDIÇÕES DE TRABALHO DURANTE A PANDEMIA
25/03/2021
Hoje, 24 de março, é Dia Nacional de Luta do Funcionalismo Contra a Reforma Administrativa, que reduz direitos e desmonta ainda mais o Estado social brasileiro. Em nível nacional, ocorre pela manhã um ato em frente ao Ministério da Economia, com a entrega das reivindicações dos servidores e servidoras ao ministro Paulo Guedes. Entre as reivindicações, está a reposição das perdas salariais acumuladas desde 2010 e do poder aquisitivo da categoria, que atualmente equivale a 46,2% do que era no passado, segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
O 24 de março também é dia de luta da classe trabalhadora de forma geral, que reivindica vacinação já para todas as pessoas, auxílio emergencial de R$ 600 para desempregados e vulneráveis enquanto persistir a pandemia, valorização e resgate dos direitos de trabalhadores/as da saúde e, no caso do INSS, o retorno do BPC e concessão automática de benefícios para evitar aglomeração e contaminação nas Agências da Previdência Social – APSs. A luta é também em defesa do SUS.
Na base de representação do SINTFESP-GO/TO, durante essa semana estamos divulgando a CARTA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO INSS À POPULAÇÃO BRASILEIRA, com o objetivo de informar e sensibilizar a população sobre a situação da categoria. O documento, distribuído também à imprensa, visa pressionar a direção do INSS, até agora insensível diante das inadequadas condições de trabalho e a importância de ações que resguardem a saúde e a vida de cada pessoa no ambiente do INSS.
Quase 300 mil vidas perdidas
Nesse dia de luta alertamos ainda para o fato de que estamos no momento de maior gravidade da pandemia do covid-19 no Brasil. O sistema de saúde está à beira do colapso em todo o país e o número diário de mortes aumenta a cada dia. Nas últimas 24 horas foram registradas 3.158 mortes. Aproximamos-nos rapidamente da trágica marca de 300 mil vidas perdidas. Em meio a toda essa crise, o governo anuncia mais uma troca no Ministério da Saúde e prioriza, com sua base no Congresso Nacional, mais cortes no orçamento e menos proteção social ao povo.
Acesse e compartilhe a íntegra da CARTA DOS TRABALHADORES E TRABALHADORAS DO INSS À POPULAÇÃO BRASILEIRA.
Cláudio Marques – DRT 1534
Fonte: https://bit.ly/3rmwpSa
Conteúdo Relacionado