CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ABC: RISCO DE SUICÍDIO AUMENTA EM TEMPOS DE COVID-19
15/10/2020
A OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) divulgou recentemente um alerta sobre os riscos aumentados para suicídios. “Estudos recentes mostram um aumento da angústia, ansiedade e depressão, especialmente entre os profissionais de saúde”, afirma a entidade.
“Ainda não sabemos como o aumento da depressão, da violência doméstica e do uso de substâncias afetará as taxas de suicídio, mas é importante conversar sobre o assunto, apoiar uns aos outros nestes tempos de pandemia e conhecer os sinais de alerta de suicídio para ajudar a preveni-lo”, disse Renato Oliveira e Souza, chefe de saúde mental e abuso de substâncias da OPAS.
Assédio moral – Segundo o presidente do SindSaúde ABC, Almir Rogério “Mizito”, antes mesmo da pandemia os trabalhadores já corriam um sério risco: “A precarização das relações de trabalho e, principalmente, o assédio moral são problemas que levam à depressão e o suicídio é o triste desfecho disso tudo”, afirmou.
Mizito ressalta a importância da campanha “Setembro Amarelo” como parte fundamental da luta contra a pressão psicológica que contribui para o adoecimento dos trabalhadores. “É através desta campanha que podemos denunciar o assédio moral que a categoria sofre em seu ambiente de trabalho, por isso é importante denunciar ao Sindicato”, afirma o dirigente.
“Neste momento difícil que estamos atravessando constatamos que não têm sido garantidas condições dignas para que os profissionais da saúde desenvolvam suas atividades com valorização e o respeito que merecem”, concluiu.
Para denunciar, ligue o Sindicato: 4422-4040, ou envie email para [email protected]. Garantimos o sigilo da denúncia.
Fonte: https://bit.ly/31dmHHA
Conteúdo Relacionado