CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE RS: REUNIÃO FORMALIZA PRAZO PARA AJUSTE OU SINDICATOS ENTRARÃO COM AÇÃO
13/10/2020
Na terça (15/09), Sindisaúde-RS e Sergs (enfermeiros) realizaram nova reunião com o sindicato patronal, o Sindihospa, que representa hospitais privados de Porto Alegre. Na conversa, as entidades cobraram que as gestões parem de constranger os trabalhadores a assinarem contratos individuais sobre a jornada 12x36. “Sindisaúde-RS e Sergs agem responsavelmente, na lógica da negociação e presumindo boa-fé dos gestores; ou seja, cobramos que ajam com dignidade e parem com essa prática.
Mas já esclarecemos que, a continuar essa situação, o próximo passo será o ajuizamento de ação de descumprimento de convenção coletiva de trabalho, pedindo hora-extra a partir da oitava hora trabalhada nesses contratos que vêm sido empurrados goela abaixo. Afirmo isso porque trabalhadores sempre estarão em condições de fragilidade para negociar direto com o patrão, e por isso os sindicatos existem”, explicou o presidente Julio Jesien, que representou o sindicato na reunião.
Gestões pedem prazo
O Sindihospa informou que as gestões têm interesse de apresentar aos sindicatos de classe uma proposta a respeito da jornada de trabalho. “Nesse ponto, deixamos claro que nós, enquanto representantes da categoria, podemos levar a conhecimento dos trabalhadores uma proposta. Porém, o ponto é que qualquer proposta feita no sentido da jornada 12x36 deveria atender, pelo menos, a alguns pontos óbvios. Por exemplo, o pagamento de 50% a mais nas horas-extras, o que equivale ao nosso percentual de adicional noturno. Se a patronal apresentar algo do gênero, podemos apresentar para que a categoria avalie se quer aceitar ou não. Do contrário, não resta outro caminho que não o ajuizamento de ação. O departamento jurídico do hospital entende que pode ter uma interpretação favorável sobre esses acordos individuais. Já nós não vamos dessa forma, e se necessário vamos para a Justiça”, complementou Jesien.
Com isso, os sindicatos formalizaram o prazo de sete dias para que seja formalizada uma proposta patronal. Ou seja, nova reunião acontece dia 22/09.
Informações sobre reuniões anteriores: Clique aqui!
Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação
Fonte: https://bit.ly/2H5LjdO
Conteúdo Relacionado