CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEPE: DEFENDER O SUS É DEFENDER A VIDA
09/10/2020
Em 19/9/1990 foi assinada a Lei nº 8080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes, instituindo o Sistema Único de Saúde (SUS).
O SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a estrutura robusta de acolhimento do SUS é a melhor carta que o Brasil tem em mãos no combate ao vírus.
Se o SUS atingiu todas essas proporções foi graças também à entrega diária dos profissionais de saúde. Colocar em prática os princípios da equidade, integralidade e universalidade, esbarra, muitas vezes, na falta de recurso suficiente. Mas, mesmo assim, existem inúmeros projetos Brasil afora que mostram a potência do sistema.
Defender o SUS se faz mais que necessário neste momento, não só no dia de hoje, mas também todos os dias do ano. As tentativas de privatizar a saúde pública são inúmeras, só olhar com mais detalhes para as condições de trabalho dos profissionais, as condições físicas, financeiras dos hospitais públicos, a falta de investimentos, enquanto o Governo Federal continua a pagar a dívida pública, enriquecendo os bancos.
Lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e defender o SUS é sem dúvidas nossa prioridade!
Viva os 30 anos de resistência do SUS!
Fonte: https://bit.ly/3nxQ8gU
Conteúdo Relacionado