CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DEFESA DA VIDA É PRIORIDADE MÁXIMA DO SINTFESP-GO/TO
02/10/2020
Ao analisar portaria do INSS que regulamenta visitas de entidades classistas às APSs, direção do Sintfesp-Go/To mantém a defesa da não reabertura das agências, em função dos ainda muito altos índices de contaminação e de letalidade causados pelo novo coronavírus. E, como sempre, coloca-se à disposição da categoria para recepcionar quaisquer ocorrências que ponham em risco a segurança e a vida de trabalhadores/as.
A diretoria colegiada do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência Social nos Estados de Goiás e Tocantins – Sintfesp-Go/To tomou conhecimento da Portaria nº 962, da presidência do INSS. A portaria, afirma o INSS em ofício circular encaminhado às entidades nacionais CNTSS, FENASPS, Anasps e ANMP, “disciplina a realização de visitas pelas entidades de classe que representam os servidores do INSS e da Perícia Médica Federal, bem como de outras entidades da sociedade civil que desejem averiguar as condições de funcionamento das Agências da Previdência Social – APSs e os protocolos de segurança adotados com o objetivo de garantir o retorno gradual e seguro do atendimento presencial”. É fundamental esclarecer que o Sintfesp-Go/To não recebeu oficialmente esta portaria.
De todo modo, a par desse comunicado, a direção do Sintfesp-Go/To faz questão de destacar que em sua avaliação os procedimentos constantes da referida portaria não resolvem o problema principal, que são os altos índices de contaminação e de letalidade causados pelo novo coronavírus.
Ressalte-se ainda que a posição do sindicato permanece a mesma: a de defesa absoluta da vida de servidores e da população. Entendemos que apesar dos limites desta forma de atendimento, o adequado para a segurança e o resguardo da vida de todos é manter o trabalho remoto, até que a pandemia esteja totalmente sob controle ou que se tenha a vacina disponível para toda a população.
Aos servidores e servidoras que por dever de ofício estão na obrigação de trabalhar presencialmente, seja em APSs ou em outras unidades do INSS, a diretoria do Sintfesp coloca-se à disposição, garantido o sigilo de fonte, para receber informações sobre quaisquer ocorrências que possam colocar em risco as suas vidas e, em nome da categoria, tomar as medidas cabíveis. Do mesmo modo, estamos à disposição de colegas que continuam atuando de forma remota para que nos comuniquem imediatamente em caso de falta de condição de trabalho.
Fonte: https://bit.ly/30qVJvq
Conteúdo Relacionado