CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > MANIFESTAÇÃO CONTRA O SUCATEAMENTO DO HOSPITAL ERMELINO MATARAZZO ACONTECEU HOJE
02/09/2020
Aconteceu em 21 de agosto, um ato contra o desmonte do Hospital Municipal Professor Doutor Alípio Correa Netto, em Ermelino Matarazzo, zona leste de São Paulo. O hospital sofre há anos com o descaso da Secretaria da Saúde (SMS) e, atualmente, conta com um grande número de profissionais pejotizados, e está em processo de terceirização por setores. Os manifestantes pedem que o serviço continue sendo referência de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com Carolina Castiñeira, diretora do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp) presente no ato, todos os hospitais públicos municipais sofrem ameaça de terceirização pelo prefeito Bruno Covas, o que foi potencializado pela extinção da Autarquia Hospital Municipal (AHM), que aprofunda um projeto de privatizações por toda a cidade. “É importante que os médicos desses hospitais se unam aos demais profissionais para reivindicarem a manutenção da administração direta. Terceirizar não traz nenhum benefício, pelo contrário, sucateia os empregos e os atendimentos”, conta.
Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep), também com representantes presentes no ato, os trabalhadores do hospital também reclamaram do fato de estarem acontecendo três obras, sendo uma delas no centro cirúrgico, o que traz desconforto para os profissionais e dificuldades no atendimento do hospital, que recebe pessoas não apenas da zona Leste, mas de outras regiões da cidade em de saúde mental, cirurgia e outras especialidades.
Conteúdo Relacionado