CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ZEMA SEGUE PASSOS DE BOLSONARO E TROCA CARGO TÉCNICO POR MILITAR NA FUNED
28/08/2020
No meio da pandemia, governo de Minas segue a mesma cartilha do governo Bolsonaro, onde cargos técnicos e qualificados são menosprezados e substituídos por militares. O governador Romeu Zema exonerou em 20 de agosto técnico que entende de testes e de saúde, que ocupava a vice-presidência da Fundação Ezequiel Dias (FUNED) para nomear um militar especializado em artefatos bélicos, foguetes, armas de fogo.
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) é o laboratório de referência para o diagnóstico de covid-19 pelo método de RT-PCR em tempo real, sendo responsável também pela habilitação das universidades e laboratórios públicos para a realização dos exames pelo SUS.
O governo de Minas Gerais já omite dados de servidores contaminados e mortos pelo Covid-19, além da subnotificação no índice geral de contaminados. Um militar ocupando o segundo maior cargo da Fundação pode significar uma omissão ou maquiagem ainda maior dos dados reais da pandemia no estado.
A diversidade e a complexidade da realidade no estado exigem políticas públicas efetivas, implementadas por servidores com sólida formação em gestão pública e nos temas em que se especializam. Cabe ao bom governante selecionar profissionais que aliem capacidade técnica e política para entregar serviços públicos de qualidade à população.
Militares têm formação em temas voltados à defesa, à segurança, às ciências militares, às armas e suas especificidades, estando aptos, portanto, às políticas relativas à missão que a Constituição Federal determina às Forças Armadas, isto é, a defesa da pátria e a garantia dos poderes constitucionais.
A ocupação por militares de funções essencialmente técnicas, para as quais há servidores públicos com experiência, compromisso e formação na área, é uma decisão mais política do que técnica e que, portanto, pode não ser a mais adequada para enfrentar os desafios impostos no sistema público de saúde atualmente em Minas Gerais, neste momento em que os números de mortes e contaminação do Coronavírus crescem cada vez mais.
http://www.sindsaudemg.org.br/index.php/funed/3707.html?task=view
Conteúdo Relacionado