CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SEEPE: 32 ANOS DE SUS
22/07/2020
Entre avanços indiscutíveis obtidos a partir da Constituição de 1988, que completa agora 32 anos, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) talvez tenha sido o que trouxe maior impacto positivo à vida dos brasileiros, mesmo com muitos e conhecidos problemas.
Com o SUS, inaugurou-se no país uma nova ordem no âmbito da saúde pública, baseada nos princípios da universalidade e da igualdade e com uma organização descentralizada, calcada no atendimento integral e gratuito e na participação da comunidade nas ações do setor.
Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a estrutura robusta de acolhimento do SUS é a melhor carta que o Brasil tem em mãos no combate ao vírus.
Se o SUS atingiu todas essas proporções foi graças também à entrega diária dos profissionais de saúde. Colocar em prática os princípios da equidade, integralidade e universalidade, esbarra, muitas vezes, na falta de recurso suficiente. Mas, mesmo assim, existem inúmeros projetos Brasil afora que mostram a potência do sistema.
Defender o SUS se faz mais que necessário neste momento, não só no dia de hoje, mas também todos os dias do ano. As tentativas de privatizar a saúde pública são inúmeras, só olhar com mais detalhes para as condições de trabalho dos profissionais, as condições físicas, financeiras dos hospitais públicos, a falta de investimentos, enquanto o Governo Federal continua a pagar a dívida pública, enriquecendo os bancos.
Lutar por melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde e defender o SUS é sem dúvidas nossa prioridade!
VIVA os 32 anos de resistência do SUS!
Emanuelle Rodrigues |
Conteúdo Relacionado