CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDISAÚDE RS MANTÉM ATOS "TESTAGEM JÁ!"
22/07/2020
O Sindisaúde-RS retomou com força suas manifestações em defesa dos trabalhadores da saúde também nas ruas: em 15 de julho, foi a vez de o Hospital de Clínicas receber manifestação do sindicato, que contou com o apoio da CUT na defesa da categoria. Semana passada, o São Lucas já havia sido palco de protesto simbólico em conjunto das duas entidades, enquanto que quarta (22) será a vez da Santa Casa!
"Se os trabalhos jurídico e político do sindicato já vêm garantindo alguns avanços, mas principalmente tem conseguido manter medidas de segurança, os atos de rua servem para denunciar à sociedade e pressionar o poder público para o passo mais importante, junto com a garantia de EPIs e protocolos de segurança: a testagem geral de todos (as) trabalhadores (as) da saúde, incluindo assintomáticos (as)", declarou o presidente Julio Jesien.
Sindisaúde-RS e CUT fizeram ato conjunto
Além da luta pela testagem já de todos trabalhadores, o sindicato esteve no HCPA na quarta-feira (15) para cobrar a retomada do protocolo da OMS para o retorno ao trabalho de trabalhadores positivados. Isso porque o hospital vinha sendo o único de Porto Alegre que seguia esse protocolo, o que mudou há algumas semanas.
Com o protocolo, qualquer trabalhador (a) positivado (a), antes de retornar ao trabalho, tinha de testar negativo duas vezes. "A gestão abandonou essa atitude correta, sendo que a ciência ainda não sabe se 14 dias são suficientes para que o trabalhador positivado, no retorno, não contamine outros colegas. Com a grande circulação de trabalhadores, pacientes e familiares dentro do hospital, retomar esse protocolo, bem como testar todos os trabalhadores, é o mínimo necessário para a segurança de toda a população", defender o diretor do sindicato e trabalhador do HCPA, Carlos Alexandre Silveira.
O número de trabalhadores já positivados no HCPA gira em torno de 390, estima o sindicato.
Ato na PUC
O sindicato já realizou ato no Hospital São Lucas em 10/07, local onde a gestão tem atacado sistematicamente nossos colegas - inclusive, na quinta (16), a partir das 20h30min, o presidente Julio Jesien faz reunião online com a categoria.
Stéfano Mariotto de Moura
Conteúdo Relacionado