CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDISAÚDE PASSO FUNDO DENUNCIA FALTA DE TESTAGEM E EPIS NOS HOSPITAIS
21/07/2020
A diretora de Finanças do Sindicato, Terezinha Perissinotto, afirmou em live da CUT sobre as políticas públicas para a melhoria do controle da pandemia de covid-19 no Rio Grande do Sul e no Brasil, que os funcionários dos hospitais de Passo Fundo e do Rio Grande do Sul reclamam da falta de testagem e de equipamentos de EPIs.
No encontro, que teve a participação do reitor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Pedro Rodrigues Curi Hallal, ela afirmou que os trabalhadores da saúde recebem equipamentos não adequados e que precisam reutilizá-los. O que, para ela é inaceitável. “Não é só a equipe de enfermagem que necessita de máscaras. O pessoal da higienização, por exemplo, também necessita de máscaras N95”, observou.
Revelou ainda que só em um dos hospitais de Passo Fundo cerca de 200 funcionários foram afastados por Covid 19. Ela antecipou que o sindicato está encaminhando um pacote de denúncias ao Ministério Público do Trabalho com relação às irregularidades verificadas nos hospitais com relação à falta de EPIs.
Além de denunciar a falta de anestésicos na rede hospitalar do estado, o que, segundo ela é uma situação “gravíssima”, afirmou ainda que a omissão da classe médica com relação à questão da utilização da Cloroclína pelo presidente Jair Bolsonaro é inaceitável.
Também participaram o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto, o Peixe, e a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul, Silvana Piroli. A mediação foi do presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci.
Conteúdo Relacionado