CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > BOLSONARO E GUEDES ATIRAM NO DPVAT PORQUE QUEREM É MATAR O SUS
26/11/2019
45% do todo que é arrecadado pelo DPVAT vai para o SUS, justamente por que é o SUS que atende acidentados. São R$ 2,1 Bilhões por ano para o SUS, em média.
E para justificar o fim do DPVAT, o governo diz que quem se acidenta esta amparado pelo SUS. Ou seja, os gastos continuarão, mas a arrecadação já não mais haverá. Aliás, para quem tem um carro que vale milhares de reais, o que são os R$ 17,00 pagos por ano para um seguro que serve para diminuir os gastos e a dor de quem é acidentado e até assassinado no trânsito?
De acordo com a Seguradora Líder, gestora do DPVAT, no primeiro semestre de 2019 foram pagas:
Mais custos para o SUS, que já teve suas verbas reduzidas de forma estrondosa. E pior, Guedes quer desvincular a Saúde e a Educação do orçamento da União, acabando com a obrigação dos governos investirem nessas áreas. Bolsonaro é uma marionete do pau mandado do capital financeiro internacional, que quer privatizar também a Saúde no Brasil.
Ou seja, o povo pobre, incluindo aí os que ganham até três salários mínimos e se acham classe média, vai ficar também sem saúde. Não terão dinheiro para pagar, já que não têm nem para pagar a Previdência, que agora será complementar e privada.
Aposentadoria, daqui a pouco, será só de um salário mínimo, e saúde pública pelo jeito não haverá mais nenhuma. Mas o dinheiro continua aí, só que nas mãos dos banqueiros e dos grandes capitalistas, que vivem sim da exploração do trabalho de milhões de pessoas.
Ou tu já viste um capitalista ou um banqueiro botando a mão na massa? Aliás, tu conheces algum mesmo? Por que a maioria deles já nem mora no Brasil. Com um governo destes, a fazer leis que transferem cada vez mais dinheiro para os ricos e tiram cada vez mais direitos dos pobres, esta turma mora por exemplo, na Flórida, nos Estados Unidos. Aliás, Bolsonaro e Guedes vão premiar essa gente, que vai morar na matriz do capitalismo, com prêmios pagos pelo Banco do Brasil.
Acorda Brasil!
Sindsaúde SP / Brasil de Fato
Conteúdo Relacionado