CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDISAÚDE RS CONQUISTA AUMENTO REAL PARA OS TRABALHADORES DA UNIMED FEDERAÇÃO
30/08/2019
Em assembleia realizada na segunda-feira, 26/08, no auditório da Unimed Federação, os trabalhadores da instituição aprovaram a negociação alcançada pelo Sindisaúde-RS com a gestão para um novo Acordo Coletivo, assim alcançando aumento real para salário do atual período: 5,07% da inflação + 0,43% de aumento real! Além disso, os vales (VA e VR) tiverem reajuste repondo as perdas (5,07%) e todos os direitos históricos ficam assegurados por mais um ano. "Exemplificando a importância de manter direitos que o Sindisaúde-RS conquistou: os trabalhadores representados pelo sindicato recebem adicional noturno a 50%, em lugar dos 20% que constam da CLT. Outro exemplo são as horas extras, que nossos representados recebem a 100%, enquanto na lei consta apenas 50%", explicou o secretário-geral e presidente eleito para a próxima gestão, Julio Jesien.
Esses direitos (e outros mais que você pode conferir clicando aqui) constam da lei com percentuais menores do que os assegurados pelas negociações do Sindisaúde-RS, ou sequer estão na lei. "Por isso, a importância de sua manutenção, dado que a Reforma Trabalhista prevê que, sem o fechamento de uma nova negociação coletiva, todos os direitos conquistados na anterior deixam de ser válidos", finalizou Jesien.
Mudanças
Em decorrência da Reforma Trabalhista, algumas cláusulas foram modificadas. Os trabalhadores aceitaram.
- Folga aniversário: definida obrigatoriedade de que folga seja gozada no mês de aniversário.
- Jornada motoristas: aceitaram prorrogação para 10h, com possibilidade de extensão por 12h negociada.
- Jornada de trabalho geral: não há obrigatoriedade de registro do intervalo de almoço. Será marcada por sistema interno.
Stéfano Mariotto de Moura - Coordenador de Comunicação
Conteúdo Relacionado