CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > 29 ANOS DO SINDSAÚDE GO: VALORIZAÇÃO E DIGNIDADE PARA ACS E ACE
03/10/2018
A mudança de vínculo dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate às Endemias (ACE) foi outra conquista importante do Sindsaúde e merece ser relembrada no mês de comemoração dos seus 29 anos de fundação.
Os servidores eram celetistas vinculados à Secretaria Municipal de Saúde por meio de contratos precários e sem as mesmas garantias do servid@r efetivo.
Então, no dia 11 de fevereiro de 2014, após uma intensa campanha do Sindsaúde pela devida valorização dos agentes, ACS e ACE foram oficialmente reconhecidos como servidor@s estatutários, isto é, efetivados pelo município.
À época, o então prefeito Paulo Garcia assinou um decreto alterando o regime celetista para estatuário. A medida beneficiou cerca mais de 900 agentes.
A diretora do Sindsaúde e então presidenta da entidade na época, Maria de Fátima Veloso, destaca que a “mudança proporcionou mais dignidade aos agentes por meio da estabilidade, direito à aposentadoria e outros benefícios”.
“Agora a luta do Sindsaúde é para garantir a inclusão desses servidores no Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV) da SMS garantindo mais benefícios”, afirmou Maria de Fátima Veloso. Ainda segundo ela, o Sindicato está trabalhando para garantir os mesmos direitos aos demais agentes de todos os municípios goianos e inclusive, o reajuste do piso nacional.
Veja outras conquistas do Sindsaúde que beneficiaram as duas categorias:
Conteúdo Relacionado