CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE GO TEVE UM PAPEL FUNDAMENTAL NA IMPLANTAÇÃO DA PRIMEIRA UTI NEONATAL EM GOIÁS
03/10/2018
A implantação da primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal pública no Estado, aberta no Hospital Materno Infantil, fez parte de uma série de conquistas que marcaram o movimento Reage Saúde, na década de 90.
Na época, não existia UTI neonatal pública e era preciso que o governo pagasse por uma na rede privada. Porém, muitas vezes, os hospitais particulares se recusavam a receber esses pacientes e as crianças acabavam morrendo.
Diante disso, o Sindsaúde fez uma intensa mobilização no Hospital Materno Infantil (HMI). Somando o apoio dos servidor@s da saúde, da população e da imprensa, montou-se uma vigília no HMI para monitorar a entrada de crianças que necessitavam de UTI. Com as informações colhidas, exigia-se do governo o atendimento imediato e a transferência das crianças para a rede privada. O movimento acabou forçando o Estado a construir as primeiras UTIs neonatais públicas em Goiás.
O movimento Reage Saúde, coordenado pelo Sindsaúde, foi um dos maiores e mais importantes atos na área da Saúde pública em Goiás. Em sua primeira edição, em 1997, além da implantação da primeira UTI neonatal do Estado, houve o reajuste salarial dos servidor@s e a reabertura do Hospital Geral de Goiânia (HGG).
Ao longo de 29 anos de história, o Sindsaúde sempre lutou pela garantia e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, com a série de dificuldade que a saúde pública vem enfrentando, e o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS), o principal desafio é defender o serviço público, exigindo valorização dos servidor@s, melhores condições de trabalho e a realização de concursos públicos.
Conteúdo Relacionado