CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ES: SEMINÁRIO DISCUTE SAÚDE PÚBLICA
26/07/2018
Um grupo interessado em discutir estratégias para barrar as privatizações/terceirizações na área da Saúde - formado por trabalhadores, sindicalistas, autoridades políticas, advogados, estudantes, lideranças comunitárias e integrantes de movimentos sociais - esteve reunido na manhã desta sexta-feira (13/7), no auditório do Sindsaúde-ES.
O evento, intitulado "Seminário Interestadual Saúde Pública: Dever do Estado", contou com palestra do diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Nascimento, que fez uma análise da situação no Espírito Santo. Na sequência, a professora Elda Coelho de Azevedo Bussinguer discorreu sobre a lógica do mercado e a terceirização dos serviços de saúde.
Os participantes puderam conferir também uma palestra do advogado Cezar Britto, que fez uma análise de conjuntura jurídica atual; seguido pelo advogado Alexandre Zamprogno, que adiantou as providências que podem ser tomadas contra o avanço das terceirizações em nosso estado.
O Seminário é uma resposta diante das declarações recentes do atual secretário estadual de Saúde. Em entrevista para a imprensa local, ele afirmou que o governo de Paulo Hartung quer privatizar/terceirizar mais seis hospitais da rede pública até o final do ano.
Os(as) palestrantes evidenciaram a importância da união de esforços como sendo fundamental na luta para impedir a entrega dos hospitais públicos para as empresas travestidas de organizações sociais (OSs). Entre os exemplos de experiências desastrosas e criminosas é o do Hospital Infantil de Vila Velha (Heimaba) que, após terceirização, teve aumento no número de óbitos de recém-nascidos.
Outra fala comum dos palestrantes é de que a área da Saúde Pública passa por um momento terrível e que é preciso combater radicalmente a ampliação das terceirizações, afinal, os serviços do setor devem ser ofertados diretamente pelo Estado, sendo garantido o acesso de todos e todas.
Conteúdo Relacionado