CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERGS: IMPRENSA ACOMPANHA PROTESTO DOS PROFISSIONAIS DO IMESF
26/07/2018
O Jornal do Almoço (JA) acompanhou e transmitiu ao vivo a manifestação dos trabalhadores(as) do IMESF - Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família, na quarta-feira, 18 de julho. Mais de mil profissionais protestaram em Porto Alegre. Eles estão sem reajuste salarial há mais de dois anos e ainda correm o risco de perder o Incentivo Por Desempenho, que corresponde a 10% dos seus salários.
O SERGS e o Sindisaúde estão unidos para garantir que nenhum direito seja retirado da categoria. Segundo o presidente do Sindicato dos Enfermeiros do RS (Sergs), Estêvão Finger, a tentativa fracassada de diálogo com representantes da prefeitura “não deixou outra alternativa do que greve geral”. O dirigente sustenta que os principais pleitos são o reajuste salarial, que, segundo ele, não é concedido há três anos, e a possibilidade do fim de uma gratificação para os funcionários do Instituto.
Finger explica que os cerca de 1,8 mil trabalhadores do Imesf recebem a gratificação chamada de Incentivo Por Desempenho. Contudo, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) apontou que o pagamento desse valor, que corresponde a 10% dos salários dos celetistas, é irregular. Para os enfermeiros, por exemplo, o valor representa R$ 600 por mês. Assim, o Sergs pleiteia uma forma de incorporação desse Incentivo, seja por decreto de lei ou por acordo coletivo.
O protesto começou às 8 horas na frente da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Vários enfermeiros(as), técnicos(as) de enfermagem e agentes comunitários(as) da área tiveram voz ao microfone, contando sobre os problemas que enfrentam no dia-a-dia profissional. Por volta das10h30 os manifestantes começaram uma passeata, contornando a Redenção, depois entrando no Túnel da Conceição, a seguir tomando a Av. Mauá e finalizando na frente da prefeitura. Uma multidão com palavras de ordem como “Fora Marchezan”, chamaram a atenção não só da imprensa local - que deu ampla cobertura jornalística ao ato - como da população que demonstrava solidariedade e descontentamento com a atual gestão.
TV Pampa também repercute paralisação
Conteúdo Relacionado