CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDISAÚDE BA GARANTE REAJUSTE AOS TRABALHADORES
23/07/2018
Em uma conjuntura adversa para a classe trabalhadora – em que a reforma das Leis do Trabalho aprovada por esse governo golpista trouxe inúmeros ataques às conquistas trabalhistas e também as entidades representativas justamente para enfraquecer a luta e as ações em defesa dos trabalhadores – após várias rodadas de negociação e apesar de todas as dificuldades o SINDISAÚDE BA conseguiu garantir um aumento salarial de 2% sobre os salários de quem trabalha em hospitais, clínicas e consultórios representados pelo SINDHOSBA (Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado da Bahia).
O reajuste, que incidirá sobre o salário de abril (a partir de 1º de maio de 2018), será igualmente aplicado em todas as cláusulas econômicas, como: pisos, auxílios creche, funeral, alimentação e anuênio congelado (para quem possui).
Você deve estar pensando que esse percentual está longe do que a categoria almejava e com certeza está certo disso. Mas é importante observarmos que na atual circunstância, em que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – que sempre foi o balizador nas mesas de negociações e nos julgamentos judiciais – apresenta índice de 1,69%, esta é a primeira vez, em dez anos, que obtemos um ganho real.
Conseguimos ainda uma grande vitória pleiteada há muito tempo pelos trabalhadores, que é a possibilidade de troca de plantões. Conforme o acordado na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), o funcionário hoje pode combinar e trocar o plantão com um colega (e avisar a chefia direta).
E não é só isso. Todas as vitórias que alcançamos com muito esforço nas últimas convenções foram mantidas. Um claro sinal de que as investidas danosas e prejudiciais arquitetadas pelos golpistas não vão afetar nossa atuação ou acabar com conquistas históricas. Como seu representante, com dedicação e empenho conseguiremos muito mais!
Taxa assistencial
Caro trabalhador (a), a principal finalidade das mudanças na legislação provocada pela reforma trabalhista é neutralizar as entidades representativas de classe. O objetivo fundamental dessas alterações é calar a sua voz – que é manifestada através do sindicato – a fim de retirar as já tão escassas conquistas alcançadas até aqui a duras penas sem qualquer reação ou oposição.
Não se engane! Para que isso não aconteça será preciso resistir. É hora da categoria se unir e revelar a sua força. Com a sustentabilidade financeira comprometida em razão dessas modificações, será muito difícil ao sindicato seguir na luta em defesa dos trabalhadores nas Campanhas Salariais e até mesmo nas demandas do dia a dia se não houver cooperação. É por esse motivo que consta na Convecção Coletiva de Trabalho a cláusula de desconto de 2% do salário base, conforme aprovação na Assembleia. O desconto será aplicado apenas uma vez (no ano).
Como a intenção do patronato é justamente enfraquecer o trabalhador e minar a sua luta por direitos (deixando-o sem saída a não ser aceitar todos os seus mandos e desmandos) é bem possível que tentem convencê-lo a pedir a devolução desse valor descontado. Temos conhecimento de muitas empresas que padronizam cartas e colocam chefias, encarregados e o setor de pessoal para persuadir e obrigar funcionários a virem ao sindicato. Algumas flexibilizam horários e até mesmo o carro da empresa para o deslocamento, o que é bastante estranho, já que em outros momentos de necessidade o trabalhador não encontra essas facilidades. Desta forma, não é difícil perceber que o maior interessado nisso é o patrão.
Portanto, quando você for orientado a fazer sua carta solicitando a devolução da taxa e encaminhar ao SINDISAÚDE pense DUAS VEZES. O que eles pretendem, na verdade, é escraviza-lo e torna-lo prisioneiro de uma relação profissional autoritária e abusiva.
Conteúdo Relacionado