CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > ENTIDADES NACIONAIS E INTERNACIONAIS PRESTAM SOLIDARIEDADE A PRESIDENTE DO SEEPE
20/04/2018
Entidades de Pernambuco, do Brasil e até internacional se manifestaram em solidariedade à presidente do SEEPE, Berenice Garcês, que está sendo processada criminalmente por defender uma enfermeira vítima de assédio moral.
Os sindicatos dos enfermeiros dos estados de Sergipe e Acre, a Federação Nacional dos Enfermeiros - FNE, a Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco – CUT-PE, Fórum Pernambucano em Defesa da Enfermagem e a Internacional de Serviços Públicos – ISP e a Associação dos Enfermeiros de Nova York manifestaram mensagens de apoio à Berenice, por meio de vídeos e notas.
A audiência foi realizada na quarta-feira, 11/04, no Fórum Rodolfo Aureliano, no Recife. Enfermeiros, estudantes de enfermagem e os diretores do SEEPE acompanham a presidente no local, para prestar apoio. Com cartazes e faixas, a mobilização teve o objetivo de reforçar o combate ao assédio moral no local de trabalho.
ENTENDA O CASO – Um profissional da saúde de um hospital particular do Recife teve uma conduta desrespeitosa contra uma enfermeira em 2016. Na época, a presidente do SEEPE saiu em defesa da enfermeira, que procurou apoio do sindicato, colocando o jurídico à disposição para defender a trabalhadora e expondo através de um vídeo institucional gravado, o repúdio à situação e combate ao assédio moral.
O SEEPE também abriu um processo administrativo contra o profissional e para surpresa e indignação dos enfermeiros, o Conselho Regional da categoria do profissional, arquivou o processo. O sindicato também levou o tema do caso, assédio moral, para uma campanha comemorativa do Dia Mundial do Enfermeiro, em 2017. “Assédio moral: Não silenciem, denunciem” foi o tema da campanha.
Conteúdo Relacionado