CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > HARTUNG PRECISA ENTENDER QUE SAÚDE PÚBLICA É DEVER DO ESTADO
19/04/2018
Na tarde da terça-feira (17/04), realizou-se no Sindsaúde-ES uma reunião para pensar um evento - a ser realizado em Vitória ainda neste primeiro semestre - que tenha como tema as estratégias para barrar as terceirizações dos hospitais públicos. A tentativa dos governantes de vários estados brasileiros é a de se livrar da responsabilidade com a Saúde Pública e drenar recursos para a iniciativa privada.
"Em terras capixabas, Hartung se esforça para sucatear ainda mais os hospitais públicos, para que seu plano de terceirizar para as OS (Organizações Sociais) seja aceito com facilidade. Mas não vamos permitir", afirma o diretor de Comunicação do Sindsaúde-ES, Valdecir Gomes.
Apesar das péssimas condições dos hospitais públicos capixabas, as trabalhadoras e trabalhadores destes locais se desdobram para garantir o atendimento para a população. "Os hospitais já terceirizados também estão precarizados, com poucos trabalhadores... afinal, o foco é o lucro. Na teoria, as Organizações Sociais não têm fins lucrativos, mas na prática esta não é a realidade, nem aqui no Espírito Santo e nem em outros estados", acrescenta a diretora de Secretaria Geral do Sindsaúde-ES, Wilta Maria Tosa.
A população capixaba está de olhos bem abertos e já demonstra sua insatisfação. "O eleitor capixaba, em pesquisa divulgada nos últimos dias pela imprensa local, já sinalizou que vai dar a resposta que Hartung merece nas urnas. O atual governador foi apontado como sendo a opção mais rejeitada entre os pré-candidatos. Já a Saúde Pública foi apontada por 70% dos entrevistados como sendo a pior área do atual governo", reforça a secretária de Condições de Trabalho do Sindsaúde-ES, Cynara Azevedo.
Conteúdo Relacionado