CNTSS > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SINDSAÚDE ES: SINDICATOS BUSCARÃO INSTÂNCIAS SUPERIORES PARA GARANTIR RETROATIVO DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO
19/04/2018
Representantes do Sindsaúde e de outras entidades sindicais estiveram reunidos na sexta-feira (6/04), no Sindipúblicos. Na pauta, as discussões sobre o processo que reivindica o pagamento retroativo do auxílio-alimentação.
O coletivo reunido decidiu, como melhor estratégia, a contratação de um escritório de advocacia em Brasília para assessorar e acompanhar juridicamente a tramitação da ação no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal.
Durante a reunião, foi destacada a fragilidade do acórdão do Pleno do Tribunal de Justiça, que negou o pagamento do retroativo devido. O que os desembargadores do TJ-ES fizeram envergonha toda sociedade capixaba. Eles recebem auxílio-alimentação, mas chegaram à conclusão de que os servidores públicos estaduais não têm o direito ao retroativo do benefício. Como se nós não tivéssemos tido despesas com refeições durante o período em que ele ficou suspenso.
O pagamento do retroativo do auxílio-alimentação é essencial para reparar as perdas de uma categoria que sofre muito, ganha pouco e precisa conviver com as perseguições e falta de respeito do Governo do Estado.
Na reunião, foi deliberada também a constituição de uma comissão que avaliará propostas junto aos principais escritórios de advocacia para encaminhamento da ação. A presidenta do Sindsaúde-ES, Geiza Pinheiro, está otimista quanto à vitoria dos trabalhadores nas instâncias supeiores do judiciário: "será encaminhada uma ação jurídica muito bem embasada, que certamente terá parecer favorável ao funcionalismo público quando for julgada fora da área de influência do governador Paulo Hartung", disse a líder sindical.
Conteúdo Relacionado